Uma mulher identificada como “Sandra” deu à luz, no último sábado (01/06), no chão do Hospital Regional de Tefé, distante 523km de Manaus.
Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o momento em que a criança, que acabou de nascer, recebe os primeiros cuidados ainda no chão do hospital. A mãe, visivelmente sofrendo com dor extrema, é defendida por sua acompanhante, que filma e denuncia o tempo de espera e descaso da administração do hospital.
O prefeito de Tefé, Normando Bessa (PMN), recentemente postou em suas redes sociais que Tefé e o município que “mais investe em saúde no interior do Amazonas”. Porém, a população da cidade diz o contrário. Falta de médicos, falta de insumos e longas filas são rotina no principal hospital da cidade.
Em 2017, Tefé apresentou um número expressivo de mortes de recém-nascidos, o que demonstra o descaso crônico da gestão do prefeito Normando com a saúde das crianças e gestantes do município.
A Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM, se pronunciou mediante nota esclarecendo que a responsabilidade é da prefeitura local, mas que vai apurar o caso.
Confira do vídeo:
NOTA DA SUSAM
A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) esclarece que o município de Tefé tem gestão plena na saúde, sendo a gestão do Hospital Regional de Tefé de responsabilidade da prefeitura local. Ao Estado cabe o cofinanciamento do custeio da unidade, junto com governo federal e o próprio município.
A Susam solicitou informações à direção do hospital sobre o caso e vai apurar as circunstâncias em que o mesmo ocorreu. O parto foi no sábado (01/06). A informação preliminar é de que a paciente chegou em avançado trabalho de parto, não dando tempo para o acolhimento completo.
A parturiente foi acompanhada por profissionais do hospital durante o procedimento. Mãe e bebê receberam assistência e já tiveram alta.