Governo do Amazonas busca implantação, em Manaus, do Centro Integrado de Inteligência da região Norte

You are currently viewing Governo do Amazonas busca implantação, em Manaus, do Centro Integrado de Inteligência da região Norte

Manaus é forte candidata a receber o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Nacional (CIISPN) da região Norte. Nesta semana, o vice-governador do Amazonas e secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Almeida, e o deputado estadual Delegado Péricles, estiveram com o secretário de Segurança Pública do Ministério da Justiça, general Guilherme Theophilo, em Brasília, tratando do assunto.

O vice-governador e o deputado, que vêm articulando com o Governo do Estado a vinda do Centro de Inteligência regional para Manaus, expuseram ao general Theophilo toda a disposição da administração estadual em viabilizar o CIISPN na capital amazonense, inclusive com garantia de estrutura física.

“É interesse do governador Wilson Lima todo tipo de investimento em segurança pública, em especial em inteligência”, destacou Carlos Almeida.

O general Theophilo, que já esteve à frente do Comando Militar da Amazônia (CMA) e conhece a Amazônia e seus desafios como poucos, reafirmou o entusiasmo em desenvolver a região. “A Amazônia mora em meu coração. Com as condições adequadas, que o Estado garante fornecer, Manaus se torna candidata ao CIISPN, e o pleito do Estado será levado adiante”.

Com as dimensões geográficas e a extensa fronteira com países produtores de drogas, é fundamental o investimento em inteligência, defende o deputado Delegado Péricles. “O Centro que queremos em Manaus integrará as forças policiais dos estados do Norte. Essa união fará diferença”, afirma o deputado, especialmente no combate ao tráfico de drogas, organizações criminosas e no resguardo da fronteira.

Troca de informações – “A integração é tudo em matéria de segurança pública. Estamos insistindo nessa política, e acredito que com isso nós conseguimos fazer mais com menos”, disse o ministro da Justiça, Sérgio Moro, na inauguração do CIISPN de Brasília, mês passado. “Às vezes a polícia de um estado não se comunica com a de outro ou com a Polícia Federal. E uma das principais ideias é fortalecer essa troca de informações”, acrescentou o ministro à época.

A unidade de inteligência é composta por agentes das polícias civis e militares, órgãos federais e outras instituições especializadas no combate às organizações criminosas, como o Ministério Público e o Poder Judiciário.

O Centro Integrado de Inteligência de Brasília foi o segundo a ser inaugurado. O primeiro, do Nordeste, começou a funcionar em 2018, em Fortaleza. Em 10 de maio passado, entrou em operação o Centro Integrado de Inteligência do Sul (integrando Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). A intenção do Governo Federal é que exista um CIISPN por região do país.

Deixe uma resposta