Durante a segunda reunião do Conselho Universitário (Consuniv), realizado no final de junho, foi definida a criação do Centro de Altos Estudos e Pesquisa na Complexidade e da Diversidade “Complexus”. O Centro busca fomentar a construção e produção de conhecimento científico na Amazônia, articulado de forma disciplinar, inter e transdisciplinar à complexidade, diversidade sociocultural e linguística da Amazônia em conexão com outras regiões e países parceiros da UEA.
O projeto vinculado à Reitoria consiste na interação recíproca entre ensino, pesquisa e extensão, atuando como espaço para experiências científicas e pedagógicas, viabilizando o encontro entre pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, oriundos de toda Universidade.
Segundo Eglê Wanzeler, Coordenadora do Complexus, o caráter do projeto não representa apenas a conexão entre diferentes áreas do conhecimento, mas a abrange complexidade do conhecimento a partir interação recíproca entre as diferentes culturas da humanidade em suas relações com a natureza. “Várias formas de construção de conhecimentos da humanidade serão abordadas no Complexus, como os saberes tradicionais dos povos indígenas, afro-brasileiros, ribeirinhos e caboclos”, destaca.
A criação do Complexus acompanha as políticas de ensino de graduação e pós-graduação na medida em que está articulado com as demandas da sociedade.”Certamente este centro expressa a potência propulsora da ciência através da criatividade, a estética, solidariedade e a ética, uma busca pela unidade do conhecimento a partir da pluralidade da existência humana”, finaliza Wanzeler.
Objetivos do Complexus
Estimular a comunicação constante entre as unidades acadêmicas da UEA em consonância com as questões sócio culturais da Amazônia é uma das propostas do Complexus. Atuando por meio da criação da rede de comunicação, voltada para difundir o conhecimento dos povos tradicionais indígenas, quilombolas, caboclos, ribeirinhos e do campo.
Além de fortalecer a política de igualdade étnico racial e de gênero para acentuar o respeito à diversidade sexual LGBTQ+, tornando a Universidade o vetor de transformação da sociedade. Outra contribuição voltada para a região amazônica objetiva a formação continuada de professores, em consonância as demandas e necessidades das redes de educação básica do estado do Amazonas.
*Com informações da assessoria de imprensa