Independe da área, manter-se informado e atualizado é requisito indispensável para qualquer profissional. Por isso, é essencial investir em cursos, treinamentos, exercitar o networking e participar de eventos durante toda a carreira. Hoje, já não basta mais ter somente o conhecimento técnico, é preciso ter competências emocionais desenvolvidas. E, para quem atua na área educacional, não é diferente. A formação continuada permite que o educador tenha acesso ao que há de mais novo na área de atuação, didática e metodologias de ensino. No Centro de Ensino Literatus, o investimento na formação constante do corpo docente tem contribuído para assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.
Na manhã deste sábado (27), cerca de 70 professores irão participar de uma capacitação que vai abordar a importância do planejamento. O conteúdo irá nortear os educadores a como tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e aprender a olhar para os erros e desafios que surgirem.
“Todas as capacitações trazem sempre algo novo para os professores, como por exemplo, como elaborar questionários, quais as melhores formas de avaliação e de que maneira podemos motivar os alunos. São conteúdos que nos ajudam bastante no dia a dia na sala de aula e ainda agregam na nossa formação profissional”, comentou o engenheiro mecânico Alexandre Tavares, que é docente há dois anos na instituição.
Já a psicóloga e professora do Literatus, Darcley Lemos, destaca que além de contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades, a formação continuada é também uma forma de valorizar o profissional da instituição. “Quando se investe em capacitação de professores, se investe também em qualidade de ensino, e isso impacta diretamente na formação dos alunos”, avalia a profissional, que atua como docente na instituição há cinco anos.
E, tudo isso se reflete diretamente nos resultados dos alunos do Literatus. A instituição é referência em qualificação profissional, com mais de 32 mil profissionais formados em cursos técnicos nos cinco eixos de atuação: Ambiente e Saúde, Segurança, Gestão e Negócios, Infraestrutura e Controle e Processos Industriais, além de cursos auxiliares e especializações.
Segundo a coordenadora do Centro de Ensino Literatus, Andreia Chaves, a formação contínua do corpo docente é uma política da instituição. A programação acontece a cada dois meses e busca sempre fazer uma reflexão sobre a realidade do profissional na sala de aula. Os próprios professores também interagem dando feedbacks, avaliando as capacitações e sugerindo temas.
“É uma forma de oferecer suporte para eles e oportunidades para solucionar dúvidas e questionamentos que surgem ao longo da carreira, melhorando constantemente a atuação dos educadores”, aponta a coordenadora da unidade da instituição localizada no Vieiralves.