Projeto Social “Repórter Cabocla” será lançado este mês em comunidade ribeirinha do Amazonas

No momento, você está visualizando Projeto Social “Repórter Cabocla” será lançado este mês em comunidade ribeirinha do Amazonas

O projeto social “Repórter Cabocla” promovido pela jornalista Islânia Lima será lançado oficialmente no próximo dia 28 de julho, no domingo, na cidade de Coari, no Amazonas.

Crianças e adolescentes com faixa etária de 8 a 13 anos terão a oportunidade de se tornarem repórteres por um dia. Com duas horas de aula teórica e duas de aula prática, a comunicadora afirma que a comunidade conhecerá o verdadeiro jornalismo de rua e algumas técnicas já praticadas no jornalismo regional.

Nascida e criada no município até a juventude, a jornalista afirma que lançar o projeto em Coari, na comunidade onde o pai nasceu será um privilégio sem medidas.

“Temos o convite para duas comunidades e faremos o possível para estar nelas, nos dias em que ficarei na cidade. Coari é uma cidade linda e de povo hospitaleiro. Existe uma grande importância em compartilhar conhecimento aos munícipes da minha cidade contribuindo assim com o ‘sair da caverna’ de nossos futuro cidadãos”, declarou Islânia.

Com apoio de uma cartilha feita exclusivamente para o projeto, com linguagem didática para faixa etária, os estudantes irão aprender: O que é um repórter; o que ele faz; como achar uma pauta e técnicas jornalísticas básicas, serão alguns dos pontos abordados para que de acordo com ela, os ribeirinhos mirins possam despertar em si a visão crítica sobre a comunidade em que vivem.

Sobre a jornalista

Islânia Lima é filha de Coari, Amazonas, cidade distante 363km de Manaus, no rio Solimões. Lá estudou o ensino fundamental e parte do ensino médio. Após alguns contatos com jornal impresso e rádio, aos 20 anos migrou para capital onde realizou o sonho de infância: estudar Comunicação Social e se tornar jornalista. Na cidade grande, teve imensas dificuldades, sem emprego e com filho pequeno, trabalhou em empresas como operadora de telemarketing e atendente de relacionamento, chegando a vender trufas pelas ruas de Manaus, já pensando na faculdade.

A menina do interior arregaçou as mangas e decidiu estudar mais.
Em 2010, com muito esforço conseguiu ingressar na faculdade, na época desempregada, aprendeu a fabricar trufas e começou a vender pelas ruas da capital. No quarto período de estudos, conseguiu os primeiros estágios e posteriormente foi contratada para ser repórter em um dos maiores jornais do norte, o DIÁRIO DO AMAZONAS, cobrindo os cadernos de Cidades, Polícia, Economia e entre outras editorias. Já escreveu para revistas, portais. Fez duas campanhas vitoriosas, para prefeito de interior suplementar e desembargador (2018).

Associada a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), onde participou de dois congressos (2018/2019), também filiada a Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) e Sindicato de Jornalistas do Amazonas (SJPAM).

Atualmente, Islânia Lima é formada em Comunicação Social/Jornalismo pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte) concluiu a pós-graduação em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais. É assessora de imprensa institucional, empresarial, além de freelancer em impressos e sites da capital. Nas horas vagas ama ser repórter e faz fotografia, no qual também tem formação e paixão.

Deixe uma resposta