Lula e Dilma podem depor na CPI do BNDES

You are currently viewing Lula e Dilma podem depor na CPI do BNDES

Os ex presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef, devem ser ouvidos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados, que investiga desvios de recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O pedido de prestação de esclarecimentos foi protocolado nesta terça-feira (06), na Câmara dos Deputados, pelo parlamentar do Amazonas, Delegado Pablo (PSL-AM). O convite aos dois ex presidentes será analisado na próxima reunião da CPI, que acontece nesta quarta-feira (07).

De acordo com o deputado, o depoimento dos ex presidentes é fundamental para esclarecer fatos relacionados aos empréstimos do BNDEs entre os anos de 2003 a 2015.

A CPI do BNDES foi instalada na Câmara dos Deputados em abril deste ano e já ouviu políticos, empresários, funcionários e ex funcionários do BNDES.

Entre as pessoas que deram esclarecimentos à CPI está o ex ministro da Fazenda, Antônio Palocci, e os marqueteiros do Partido dos Trabalhadores, João Santana e Mônica Moura.

De acordo com levantamento prévio feito pelos membros da CPI, calcula-se que os desvios de recursos do BNDES entre os anos de 2003 a 2015 cheguem a R$ 500 bilhões. O valor teria sido desviado por meio de empréstimos irregulares e obras superfaturadas em países como Venezuela, Cuba e Angola.

Lula e Dilma podem depor na CPI do BNDES 3

 

Deixe uma resposta