Devido o aumento no número de casos confirmados do novo Coronavírus no município, o prefeito de Parintins (a 369 quilômetros a leste de Manaus), Bi Garcia (PSDB) decidiu prorrogar até o dia 30 de junho, a suspensão dos voos comerciais e particulares para a cidade. O decreto n° 050/2020 foi publicado na edição desta sexta-feira, 5, do Diário Oficial dos Municípios (DOM).
Com a prorrogação, ficam suspensos as atividades de decolagem e aterrissagem de voos comerciais no Aeródromo Municipal Júlio Belém. Todavia, vale ressaltar que a proibição não atinge as atividades relacionadas ao transporte de cargas e passageiros que atendam a serviços essenciais.
Segundo o decreto, a decisão foi tomada levando em consideração o posicionamento expresso do comitê de enfrentamento ao Covid-19, instalado em Parintins, composto por membros do Ministério Público do Estado (MP/AM) e Defensoria Pública (DP/AM).
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), já foram registrados 1.490 casos e 58 óbitos devido a Covid-19 em Parintins.
No final de abril, a prefeitura de Parintins decretou “Estado de Calamidade Pública” pelo período de 180 dias, devido ao rápido avanço da pandemia da Covid-19.
Até o último balanço divulgado pela FVS, ontem, 4, o Amazonas já registrou 46.473 casos confirmados e 2.158 mortes.
Reportagem: Thiago Fernando / Revista Cenarium