Ex-secretário de Educação do AM, Rossieli Soares, está na UTI com novo Coronavírus

You are currently viewing Ex-secretário de Educação do AM, Rossieli Soares, está na UTI com novo Coronavírus

O ex-secretário de Educação do Amazonas na gestão ex-governador José Mello, Rossieli Soares, e atual secretário da pasta em São Paulo, foi transferido nesta terça-feira, 9, para a UTI do Hospital 9 de Julho. Ele foi internado logo após receber o diagnóstico de que tinha sido infectado pelo novo Coronavírus, na última terça-feira, 2.

Segundo o boletim médico do hospital, Soares apresentou “episódios de falta de ar e redução de saturação de oxigênio no sangue”, por isso foi transferido para um leito de UTI.

“Permanece em ventilação espontânea, ou seja, sem uso de respirador. Não há data prevista para alta hospitalar”, diz nota do hospital.

O secretário, que foi ministro da Educação no governo Michel Temer, tem 41 anos e está consciente.

Soares é o primeiro secretário da gestão João Doria (PSDB) a ser diagnosticado com Covid-19. Quando recebeu o exame positivo, o secretário informou que todos os integrantes de sua equipe seriam testados e acompanhados.

Em março, David Uip, que coordenava o Centro de Contingenciamento do Coronavírus no estado, também contraiu o vírus. Após se curar, eles deixou a coordenação por problemas de saúde.

Rossiele também foi nomeado ministro da Educação, em 2018, cargo que exerceu por alguns meses.

Biografia

Rossieli Soares, formou-se em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em 2003. Foi Secretário de Estado de Educação do Governo do Amazonas e Presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de agosto de 2012 até maio de 2016.

Também foi vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), entre 2015 e 2016.

Em 2017, obtém o título de mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) defendendo a dissertação ‘Avaliação de desempenho docente: uma proposta para a Rede Estadual de Ensino do Amazonas’.

Foi Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), no qual atuou diretamente na política de reformulação do ‘Novo Ensino Médio’, sancionada em fevereiro de 2017.

Atuou também na Base Nacional Comum Curricular da educação infantil e ensino fundamental, homologada pelo Ministro da Educação em dezembro de 2017.

Ministro de Estado

No final do mandato presidencial de Michel Temer, assumiu o cargo de Ministro da Educação, desempenhando a função de abril de 2018 a dezembro de 2018.

Durante entrevista para a Agência Brasil, em outubro de 2018, Rossieli Soares afirmou que o Brasil já tem canais de denúncia para excessos na prática docente e, portanto, não precisaria de uma lei como a do ‘Escola sem Partido’. O posicionamento gerou críticas de defensores da proposta à época, que viam na defesa de Rossieli, um viés ideológico.

Seu desempenho a frente das pastas que ocupou o credenciaram para em 2019, ser nomeado pelo Governador João Dória (PSDB) como Secretário Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

(*) Com informações da Folhapress

Deixe uma resposta