A declaração do governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmando que “o Estado trabalhou no limite, mas ninguém morreu porque não tinha respirador”, revoltou o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) nesta quarta-feira (10). Para o parlamentar, a frase do chefe de Estado, que foi dita em debate ao vivo do canal da TV paga CNN Brasil, é uma falta de respeito com o povo do Amazonas e com as famílias dos 2.315 mortos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Estado.
Barreto comentou, ainda, sobre a operação Apneia, deflagrada na manhã desta quarta-feira (10) pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e coordenada pelo Grupo de Atuação Especial ao Crime Organizado (Gaeco), com objetivo de cumprir 14 mandatos de busca e apreensão como parte das investigações da compra de ventiladores respiratórios superfaturados, por meio de dispensa de licitação, pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam).
“Gostaria de parabenizar o MP e a Gaeco pela operação dos respiradores. Acreditem, é a primeira de muitas. Ainda tem muita coisa a ser investigada nesse governo, que irá entrar de forma triste para a história como o governo mais corrupto do Amazonas. É uma triste realidade”, alertou Wilker, que é membro da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde do Amazonas, a CPI da Saúde, que investiga irregularidades na área da saúde entre os governos de 2011 a 2020.
*Com informação da assessoria