MANAUS – A composição da mesa da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Câmara Municipal de Itacoatiara (CMI) (a 270 quilômetros de Manaus), que apura irregularidades na área da Saúde durante a pandemia da Covid-19, foi decidida e publicada nesta quinta-feira, 18, no Diário Oficial dos Municípios (DOM).
De acordo com o decreto Nº 022, de 15 de junho de 2020, ficam nomeados para compor a CPI da Saúde os vereadores Richardson do Mutirão (PR), que é autor do pedido, como presidente; Bosco Rodrigues (PP), como relator; e Marcos Roberto (Pros).
A vereadora Cheila Moreira, junto aos vereadores Gilmar Libório (PDT) e Bernardo Santiago (PR) foram nomeados como suplentes.
Investigação
Comissão tem por objetivo apurar possíveis irregularidades quanto ao uso dos recursos provenientes para ações de combate ao novo Coronavírus, doença que causa a Covid-19, na prefeitura de Itacoatiara.
O pedido de abertura da CPI foi colocado em pauta na primeira semana de junho, mas o requerimento não foi aprovado, pois apenas três vereadores assinaram a matéria. Para ser aceito, o inquérito precisava da aprovação de 1/3 dos parlamentares da Casa, ou seja, cinco nomes da Câmara de Itacoatiara.
No dia 9 de junho, no entanto, além dos vereadores Gutemberg Brito (PP), Neguinho da Z-13 (PSD) e Richardson do Mutirão (PR), autor da matéria, o requerimento recebeu as demais assinaturas necessárias para a instalação. Completaram a lista, Joanilson Mendes (PCdoB) e Bosco Rodrigues (PP).
Segundo o vereador Richardson do Mutirão, durante sessão ordinária na última segunda-feira, 15, a CPI não é para condenar ninguém de forma antecipada, pelo contrário, é uma oportunidade que está sendo dada, para que os fatos sejam esclarecidos.
A reportagem entrou em contato com o presidente da Câmara dos vereadores da cidade, vereador Aluísio Isper Neto (PSD), mas até a publicação desta matéria, não obteve retorno.
Confira a publicação:
Fonte: Revista Cenarium – Bruno Pacheco