Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium
MANAUS – O ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), natural de Eirunepé, vai receber o título de cidadão honorário do município de Presidente Figueiredo (a 127 quilômetros da capital amazonense). O político é um possível nome para ser pré-candidato à prefeitura de Manaus, no Amazonas.
O título foi concedido pela Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, em publicação nesta segunda-feira, 22, no Diário Oficial dos Municípios. O documento, sem data para a cerimônia da honraria, está assinado pelo então presidente da Casa, vereador Jonas Castro (Avante), afastado do cargo pela Justiça.
Promoção política
O cientista político Jack Serafim analisou para a REVISTA CENARIUM se a homenagem para Amazonino seria uma forma de promoção, uma vez que foi feita em ano eleitoral.
Segundo Serafim, não há um dispositivo claro que impeça o recebimento do título, especialmente se tratando de uma homenagem em um município diferente de onde o ex-governador poderá disputar as eleições.
“Risco corre o vereador que propôs a homenagem caso o evento tome contornos de promoção pessoal, já que o evento deverá ocorrer na Câmara e com sua estrutura. Se o homenageado pedir voto para o propositor na ocasião, aí sim poderá estar configurado crime eleitoral”, pontuou.
Sem resposta
A REVISTA CENARIUM entrou em contato com o vereador Jonas Castro e com a Câmara de Presidente Figueiredo, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Confira a publicação:
Fonte: Revista Cenarium