O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), informou que não tem como comprar vacinas contra a covid-19 para cumprir a decisão judicial que determinou essa aquisição em até 20 dias. David, durante entrevista concedida à imprensa, nesta segunda-feira (15), declarou que não há doses da vacina disponíveis para venda no mercado.
Segundo o prefeito de Manaus, esse contato com fornecedores já foi feito, mas o Estado do Amazonas e a capital ainda dependem do envio das doses por parte do Ministério da Saúde.
“A Prefeitura de Manaus foi a primeira do Brasil a buscar esse entendimento (compra de vacinas), nós já temos contatos, mas não temos vacinas disponíveis para venda”, disse Almeida durante lançamento de mutirão de limpeza no Residencial Viver Melhor 1 e 2.
O prefeito ainda afirmou que o Amazonas deve receber 680 mil doses de vacinas contra a covid-19, em remessa que deve chegar a partir do próximo dia 22, conforme anúncio do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. De acordo com David, esse quantitativo é referente a uma cota que o Estado terá em relação ao total de doses que o Brasil receberá nos próximos dias.
“Manaus deve ter aí 5% do total nacional, mais 1,8% de uma cota que existe do Amazonas. Então acredito que 680 mil doses virão para o Amazonas. Espero que um número suficiente desse quantitativo fique em Manaus para que a gente possa imunizar as pessoas de 50 anos, bem como aqueles grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde”, afirmou o prefeito.
————
Fonte: Portal AM Post.