Em uma entrevista à UOl, ao colunista Keneddy Alencar, o ex presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez uma análise das eleições presidenciais em 2022 acreditando em um segundo turno entre candidatos de esquerda e direita. Lula também disse que o mais novo lançamento do nome do apresentador Luciano Huck à presidência seria uma aventura.
Na visão de Lula, o histórico aponta que candidatos à reeleição, como Jair Bolsonaro (sem partido) em 2022, se mostram competitivos porque usam a força da máquina pública. Ele disse ter dúvidas sobre o potencial de outras candidaturas do campo da direita.
“Quem está no poder sempre será o candidato forte à sua reeleição porque o poder é uma máquina muito poderosa. Quem estiver no poder sempre deverá ser [competitivo], a não ser que seja um desastre”, opinou Lula.
“Embora seja um desastre do ponto de vista social, econômico e político, efetivamente do ponto de vista eleitoral ele [Bolsonaro] mantém uma parcela da base mais à direita, mais raivosa. Acho que ele tem chance numa disputa de reeleição de segundo turno.”
No campo da direita, Lula disse que a única candidatura clara neste momento é a de Bolsonaro. Ele diz que não vê prosperar a tentativa de lançar Luciano Huck como candidato ao posto.
“Não sei qual será o potencial dos tucanos nessas eleições. Acho que o Huck é uma aventura, pegar um homem de TV e colocar ele numa frigideira de uma disputa política… Se ele vai se sair bem é uma aposta que não está dada ainda. Também não sabemos se o DEM vai ter candidato, o que sabemos é que o Bolsonaro tem candidato, que é ele”, afirmou.
————–
Fonte: Metrópole.