RIO DE JANEIRO – Um conflito armado entre garimpeiros e indígenas deixou ao menos cinco pessoas feridas na comunidade de Palimiu, em Roraima, onde fica o território Yanomami. A informação é da Hutukara Associação Yanomami.
De acordo com a entidade, o confronto se deu quando, por volta das 11h30 desta segunda-feira, 10, sete embarcações de garimpeiros atracaram na comunidade e deu início ao ataque contra os índios. Quatro garimpeiros e um indígena, de raspão, foram baleados. Não há informações sobre vítimas. O globo confirmou o ataque com o vice-presidente da Hutukara, Dario Kopenawa Yanomami.
De acordo com Dario, houve tiroteio em conflito aberto “por cerca de meia hora”. “As embarcações dos garimpeiros saíram para a proximidade e ameaçaram voltar para vingança”, diz Dario.
Em ofício enviado ao Exército, Polícia Federal, Funai, e Ministério Púbico de Roraima, a entidade pede aos órgãos que atuem “com urgência para impedir a continuidade da espiral de violência no local e garantir a segurança para a comunidade Yanomami de Palimiu”.
Fonte: Agência Cenarium