Usuários do transporte coletivo de Manaus já podem transitar no Terminal de Integração 1, localizado na avenida Constantino Nery, Centro da capital. A estação foi entregue na manhã desta segunda-feira (17) após ter sido interditada para reforma no ano passado. Também na mesma via, foi entregue a Estação de Transferência Arena (E2), com o objetivo de integrar o fluxo do transporte coletivo na região.
No local, os passageiros terão acesso às linhas de todas as regiões da cidade. Moradores do entorno poderão acessar o terminal, por meio de catracas instaladas nas extremidades do espaço, que ainda viabiliza a circulação de Pessoas com Deficiência (PcDs), com painel em braile e piso tátil, além de rampas para cadeirantes.
De acordo com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, o novo terminal diminuirá o congestionamento de ônibus em horários de pico.
“Hoje o usuário vai encontrar um terminal menor, ele vai andar menos, mas com mais segurança e acessibilidade. Algumas linhas da região do Alvorada e Dom Pedro foram modificadas. Diminuindo o fluxo de pessoas que circulavam antes. Agora ele vai pra estação Arena e de lá ele consegue ir para outros lugares”, contou Martins.
Mudança de linhas
As linhas de ônibus 036, 200, 204, 206, 222, 225, 402 e 407, que faziam o trajeto do bairro até a Praça da Saudade e Centro, passarão a realizar o embarque e desembarque de passageiros na estação Arena, que foi preparada pra receber passageiros das Zonas Oeste, Norte e Centro-Sul. Com isso, essas linhas passarão a atender como alimentadoras e receberão nova numeração.
Sem ambulantes
Muitos usuários que frequentam o Terminal 1 questionaram sobre a ausência de permissionários na estação. Em resposta a isso, o diretor-presidente do IMMU mencionou que o terminal não foi projetado para ter vendedores ambulantes.
“Nós recebemos a obra pela metade e não tinha mais vendedores ambulantes. A obra já estava avançada quase 50%. O projeto dele não prevê vendedores ambulantes, diferentes dos terminais 3, 4, que foram reformados. Mas esse terminal aqui é para que o usuário fique mais próximo do seu ônibus. Ele foi projetado para não ter um tipo de banca”, ressaltou.
Próximas estações
Paulo Henrique Martins informou que ainda está previsto para ser entregue a Estação de Transferência Santos Dumont, plataforma em frente ao Clube Municipal.
“Nós temos uma expectativa que daqui há 15 dias, feitos os ajustes necessários nessa primeira etapa da operação, a gente passe a operar a estação do Santos Dumont. E depois disso, quando for entregue a gente passa a funcionar”, informou o diretor-presidente do IMMU.
Questionado sobre o Terminal 6 ainda estar desativado, Paulo Henrique Martins explicou que ainda faltam ajustes no sistema de trânsito do entorno do terminal.
“Existe duas situações específicas do T6. Duas linhas que precisam ser adaptadas para que o terminal funcione. Outro aspecto é a operação de trânsito. Ele precisa de um semáforo para funcionar. A programação de implantação é primeiro o T1, depois a Arena, depois o Santos Dumont e por fim, o T6. É uma implantação gradativa”, respondeu.

Fonte: A Crítica