Faltam só 15 dias para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda

You are currently viewing Faltam só 15 dias para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está acabando. Os contribuintes têm até dia 31 de maio para preencher os formulários com seus rendimentos de 2020 e entregar para a Receita Federal. Para não cometer erros, a orientação é não deixar o procedimento para a última hora e sim ir preenchendo com calma, pois informações erradas podem te fazer cair na malha fina.

Além disso, quem atrasar a entrega do IR vai ser  multado em1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Em casos de fraude, é possível ser processado judicialmente por crime tributário, pois a Receita faz o cruzamento de informações passadas pelo contribuinte e por outras fontes, como empresas, bancos e cartórios e verifica se as contas declaradas por uma parte e por outra estão de acordo entre si.

Se o contribuinte já tiver enviado sua declaração, mas identificar algum erro poderá enviar a declaração retificadora também até o prazo de 31 de maio. Nesse caso, é necessário entrar no programa do IR, selecionar a declaração enviada com erros, informar o número do recibo, corrigir os erros, informar que a declaração é retificadora e reenviá-la.
Como fazer a declaração do Imposto de Renda?O contribuinte pode baixar o aplicativo da declaração do Imposto de Renda no seu celular puxar a declaração pré-preenchida com dados no site da Receita. Nesse último caso, acesse gov.br/receitafederal e puxe sua declaração, que já terá as informações enviadas pelos bancos e pelas empresas.
Aqueles que não possuem conta no gov.br pode abrir criando uma senha e acessando as informações.

Também há a opção de puxar todas as informações da empresa em que trabalha, do banco que tem conta ou de outros informes de rendimentos.

Calendário de restituição do Imposto de RendaA Receita Federal já divulgou as datas de cada lote para restituição do Imposto de Renda 2021, veja abaixo:

1º lote – 30 de maio de 20212º lote – 31 de junho de 20213º lote – 30 de julho de 20214º lote –  30 de agosto de 20215º lote – 31 de setembro de 2021


Quem atrasar a entrega do IR vai ser  multado em1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

Fonte: Empregabilidade Brasil.

Deixe uma resposta