ONG em Manaus promove acolhimento, capacitação e encaminhamento de imigrantes venezuelanos

You are currently viewing ONG em Manaus promove acolhimento, capacitação e encaminhamento de imigrantes venezuelanos
Foto: Ricardo Araújo
Foto: Ricardo Araújo

André Leocádio – Do Amazonas Factual

MANAUS – A Venezuela, conhecida por suas belas praias paradisíacas e música bailante, já foi uma das principais economias do mundo. Com a morte do ex-presidente Hugo Chávez e a transição do poder para Nicolás Maduro, o país viveu inúmeras crises e algumas tentativas de golpes.

Esse cenário de instabilidade política, econômica e social desencadeou um fluxo migratório de venezuelanos para diversas regiões do mundo, principalmente para o Brasil. Manaus é uma das principais capitais do país que acolhe imigrantes venezuelanos. Em busca de novas oportunidades, essa gente sofre com a falta de abrigo, a discriminação e a dificuldade de encontrar trabalho na capital.

São pessoas de diversas formações, muitas qualificadas e com experiências como médicos, engenheiros, professores, enfermeiros, administradores dispostos a se reerguerem através do trabalho digno e abertos a novas oportunidades e experiências.

Essa realidade, constatada diariamente nas ruas da capital amazonense, foi à motivação para que um grupo de amigos criasse a Hermanitos, que tem a proposta de promover a inserção de venezuelanos ao mercado de trabalho.

Foto: Ricardo Araújo

“Precisava contratar um profissional e tive dificuldade de encontrar um perfil. Ao ver tantos profissionais venezuelanos disponíveis pensei: por que não dar uma oportunidade a eles?”, conta o engenheiro Túlio Condé, um dos idealizadores do projeto.

A ideia foi além. Algumas famílias que chegavam à situação de vulnerabilidade também precisavam de formação profissional. Aí surgiu a proposta da capacitação para encaminhar ao mercado de trabalho.

Foto: Ricardo Araújo

“Além da mediação digital com o mercado de trabalho, o Hermanitos desenvolve ações de incentivo a iniciativas de geração de renda. O espaço foi pensado para funcionar como um espaço compartilhado de trabalho, oferecendo acesso à internet, endereço virtual para correspondência e sala de treinamento com curso profissionalizante, e isso inclui o idioma, que é a principal barreira encontrada pelos venezuelanos em nosso país. A ONG já atendeu mais de 5 mil venezuelanos e já encaminhou mais de 800 ao mercado de trabalho”, conta Janaina Paiva – Coordenadora Geral do Hermanitos.

A primeira iniciativa dos idealizadores para ajudar esses imigrantes foi à criação da plataforma digital www.hermanitos.org.br que permite o cadastro de currículos para a criação de um banco de dados disponibilizado para empresas interessadas na contratação de profissionais.

“Através do site, trazemos informações, serviços de cidadania, notícias e conectamos oportunidades para quem procura trabalhar e para quem procura um perfil profissional qualificado”, explica Túlio.

O site é bilíngue, com funcionalidades desenvolvidas para a inclusão dos imigrantes. Ao acessar a plataforma, é possível não só cadastrar currículo, como também solicitar indicações profissionais, disponibilizar vagas de emprego, além de oferecer serviços e informações específicas para a comunidade venezuelana, como: informações de endereços dos principais hospitais, delegacias e outros serviços de cidadania.

“Apesar de ter um variado perfil profissional e bom nível educacional, a população venezuelana enfrenta muitos desafios no seu processo de integração, entre eles a barreira do idioma e a comprovação de suas habilidades. Esta situação dificulta a inserção no mercado de trabalho. O empreendedorismo, a formação profissional, o acolhimento e o direcionamento pode ser a grande esperança para garantir a dignidade dessas pessoas”, ressalta Túlio Condé.

A sede da ONG fica na rua Quintino Bocaiuva, no centro da capital e possui uma equipe de aproximadamente 25 voluntários. Pessoas interessadas em se voluntariar, fazer doações e empresas que desejam apoiar a iniciativa podem entrar em contato através do e-mail hermanitosmanaus@gmail.com ou do telefone 92 9 9431-5431.

Família em vulnerabilidade social recebendo primeiro atendimento de triagem. Foto: Ricardo Araújo.

Fonte: Redação.

Deixe uma resposta