BRASIL – Com programações desde abril de 2020, o #EmCasaComSesc conta com espetáculos de música, teatro e dança no ambiente virtual para seguir os protocolos de prevenção à Covid-19. No total, já foram 25 transmissões de adaptações de espetáculos sobre a temática racial ou de artistas negros feitas pelo Sesc e, destes, 14 ainda estão disponíveis gratuitamente no YouTube.
Em “Traga-me a Cabeça de Lima Barreto” é possível ver o premiado monólogo do ator Hilton Cobra, numa interpretação vigorosa da vida e obra do escritor e jornalista Lima Barreto. Também é possível ver a apresentação feita pelo dramaturgo Jé Oliveira para o texto de “Farinha com Açúcar”, inspirada na obra do grupo de rap Racionais MCs.
A lista ainda conta com um espetáculo sobre o encontro entre um velho africano e um jovem pesquisador brasileiro em uma trama sobre a diáspora africana, com os atores Antônio Pitanga e Rocco Pitanga.
Entre os espetáculos para crianças, um dos destaques é a peça “Os Coloridos”, da Companhia OsCrespos. O grupo formado por ex-alunos negros da escola de arte dramática da Universidade de São Paulo (USP) completou 16 anos de existência em agosto de 2021.
Confira a lista dos espetáculos disponíveis online
Farinha com Açúcar, com Jé Oliveira
Frequência 20.20, com Grace Passô
Contos Negreiros do Brasil, com Rodrigo França
Engravidei, Pari Cavalos, com Lucelia Sergio
Embarque Imediato,com Antonio e Rocco Pitanga
Traga-me a Cabeça de Lima Barreto, com Hilton Cobra
Fragmentos, com Felipe Oládélè
Eu e Ela: visita a Carolina Maria de Jesus, com Dirce Thomaz
Medeia Negra, com Márcia Limma
Para crianças
Marina Esteves – Quando eu Morrer Vou Contar Tudo a Deus
Samba de Dandara e Raquel Tobias
Agbalá Conta: Contos Tradicionais Africanos: Quantas Áfricas tem na África? Com Gilseda Perê
Fonte: Agência Cenarium