
Redação – Com as crescentes preocupações de que Vladimir Putin vai escalar a guerra da Rússia na Ucrânia, os EUA estão considerando como responder a uma série de cenários potenciais, incluindo temores de que os russos possam usar armas nucleares táticas, de acordo com três fontes informadas sobre as últimas informações de inteligência.
Desde o início do conflito, os EUA vêm desenvolvendo planos de contingência para responder, incluindo a possibilidade de que o presidente da Rússia possa escalar um passo próximo a um ataque nuclear à Ucrânia, por meio do que uma fonte descreveu como uma “exibição nuclear”, como como um possível ataque militar à usina nuclear de Zaporizhzhia, ou a detonação de um dispositivo nuclear em grandes altitudes ou longe de áreas povoadas.
Autoridades alertam que os EUA não detectaram preparativos para um ataque nuclear. No entanto, especialistas os veem como opções potenciais para as quais os EUA devem se preparar à medida que a invasão da Rússia vacila e Moscou anexa mais território ucraniano.
Autoridades dos EUA também tomaram nota sombria das repetidas ameaças públicas do presidente russo de usar armas nucleares. Em um discurso televisionado no final do mês passado, Putin disse: “Se a integridade territorial de nosso país estiver ameaçada, sem dúvida usaremos todos os meios disponíveis para proteger a Rússia e nosso povo. Isso não é um blefe”.
Na sexta-feira (30), em uma cerimônia em que anunciou a anexação ilegal de quatro regiões ucranianas, Putin disse que a Rússia usará “todos os meios disponíveis” para defender as áreas, acrescentando que os EUA “criaram um precedente” para ataques nucleares nos atentados de Hiroshima e Nagasaki na Segunda Guerra Mundial.
Com informações CNN Brasil