Manaus/AM – O custo pago por consumidores de Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), em Manaus, foi reajustado pela Prefeitura em 3,87%, segundo a decisão publicada no Diário Oficial do Município, na segunda-feira (28). De acordo com o documento, o reajuste passa a valer a partir do ano que vem.
No decreto, a Prefeitura de Manaus leva em consideração o resultado do Reajuste Tarifário Anual de 2022, as Tarifas de Energia (TE) e as Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) referentes à Amazonas Energia, para o reajuste.
Ainda conforme a decisão, outras considerações para o reajuste foram a variação média de 3,8737% da TUSD, TE e outras tarifas do segmento, em relação aos valores homologados do resultado do Reajuste Tarifário Anual de 2021 da Agência Nacional de energia elétrica – ANEEL.
Projeto de Lei altera forma de cobrança da taxa de iluminação pública
Em outubro de 2021, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou o Projeto de Lei que alterou a forma de cobrança da taxa de iluminação pública e deixou a conta mais cara a partir deste ano para algumas faixas de consumo.
Antes da alteração, a taxa chamada Cosip era ajustada pela Unidade Fiscal do Município (UFM), mas passou a variar conforme o aumento na conta de luz, após a aprovação do Projeto de Lei.
A justificativa da prefeitura é que da forma como estava a cobrança, não seria possível continuar os investimentos na expansão da iluminação pública nas áreas urbana e rural.
Com informações do g1 Amazonas