Redação – Os assessores do presidente Joe Biden localizaram documentos com marcas classificadas em dois locais dentro de sua casa em Wilmington, Delaware, informou o gabinete do advogado da Casa Branca em comunicado na quinta-feira (12).
Os documentos foram localizados em uma área de armazenamento na garagem de Biden e em uma sala adjacente, diz o comunicado. Biden costuma passar os fins de semana na casa, localizada em um enclave rico e arborizado à beira de um lago.
Falando na quinta-feira, Biden disse que os documentos estavam em uma “garagem trancada” e que ele estava cooperando totalmente com o Departamento de Justiça.
“Não é como se eles estivessem sentados na rua”, ele insistiu quando um repórter perguntou por que ele estava guardando material classificado ao lado de um carro esporte.
O presidente disse que iria “ter a chance de falar sobre tudo isso, se Deus quiser, em breve”.
Os documentos foram localizados após uma busca nas casas do presidente em Wilmington e Rehoboth Beach, em Delaware. Nenhum documento confidencial foi localizado na propriedade de Rehoboth, disse o comunicado. Os documentos foram encontrados “entre papéis pessoais e políticos”.
Os advogados de Biden concluíram a revisão das casas de Delaware na noite de quarta-feira (11).
“Como foi feito no caso do Penn-Biden Center, o Departamento de Justiça foi imediatamente notificado e os advogados providenciaram para que o Departamento de Justiça tomasse posse desses documentos”, diz o comunicado.
Uma pessoa familiarizada com a situação disse após a divulgação do comunicado que, no caso dos documentos classificados inicialmente descobertos no Penn-Biden Center, os advogados de Biden notificaram primeiro os Arquivos Nacionais – não o Departamento de Justiça – que, por sua vez, notificaram o Departamento de Justiça.
Os advogados de Biden seguiram o “protocolo adequado” notificando primeiro os Arquivos com o primeiro lote de documentos classificados, disse a pessoa, mas como o Departamento de Justiça posteriormente se envolveu e os advogados do presidente entraram em contato com eles, em segunda instância, os advogados informaram o Departamento de Justiça.
Mas questões-chave permanecem sem resposta sobre o estoque de material classificado, incluindo quem os trouxe para as casas particulares de Biden e o que especificamente estava contido neles.
Com informações da CNN Brasil