Manaus/AM – Com objetivo de aumentar a capacidade de atendimento para 290 mil estudantes em 2023, a Prefeitura de Manaus disponibilizou neste ano, 74.651 novas vagas para as unidades de ensino coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Durante o mês de janeiro, os pais ou responsáveis realizam diversos procedimentos, como reordenamento, matrículas e transferências, por meio do endereço eletrônico www.matriculas.am.gov.br.
Entre as etapas do calendário de matrículas, está a destinada aos estudantes retardatários, que iniciou a partir desta terça-feira, 24/1. Essa fase inclui quem perdeu os prazos anteriormente e deve acessar o site para verificar os procedimentos pendentes.
A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, desejou aos profissionais e estudantes, que o ano letivo seja repleto de conquistas e avanços, de acordo com as orientações do prefeito David Almeida.
“Com esse final de processo das matrículas, a equipe da Semed deseja aos alunos da rede municipal, um excelente ano letivo. A educação é uma das maiores ferramentas para a mudança na vida do cidadão, por isso, trabalhamos para que nossos professores e alunos estejam felizes em sala de aula. Com escolas reformadas, valorização salarial, cursos de capacitação, entre outros benefícios. Nossa meta é colocar a educação pública de Manaus entre as melhores do Brasil”, declarou.
Estatística
Até o momento, 4.928 novos alunos reservaram vagas para estudar nas escolas da Semed. A rede municipal tem capacidade para atender 297.940 estudantes. Para o atual ano letivo, 223.289 estudantes foram matriculados. Além disso, 58.251 alunos foram reordenados, procedimento em que o aluno é encaminhado para outra escola, por não haver continuidade do ensino na unidade onde finalizou o ano letivo. Outro dado são os 840 alunos transferidos de escolas dentro da rede municipal de ensino.
A Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste II é a área de Manaus que possui mais vagas disponíveis para atender os estudantes, sendo 13.544 novas vagas em 2023.
Educação Especial
Para este ano, também foram disponibilizadas 18.883 vagas para atender os alunos com deficiência. São duas vagas por turma para esse público. Além disso, a capacidade de atendimento conta com as classes especiais na rede, com total de 865 para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e 855 da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Creches
A matrícula para as creches municipais possui uma dinâmica diferente. Os pais ou responsáveis realizaram as inscrições para participar de um sorteio aleatório, em conjunto com a empresa de tecnologia Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), com a auditoria do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).
As inscrições foram realizadas pelo site www.inscricaocreche.semed.manaus.am.gov.br. Em 2023, inicialmente serão disponibilizadas 1.950 vagas para crianças de 1 a 3 anos, nas turmas do maternal 1, 2 e 3. O resultado será divulgado na próxima sexta-feira, 27/1.
A Semed possui 24 creches, número que chegará em 30 unidades, tendo em vista que seis estão em processo de construção, e serão entregues ainda neste primeiro semestre.
Com informações da Semcom