Governo do Amazonas vai em busca de modelo de parques ecoindustriais na Coreia do Sul

You are currently viewing Governo do Amazonas vai em busca de modelo de parques ecoindustriais na Coreia do Sul
Foto: Divulgação/Sedecti

Redação – A convite do Grupo Banco Mundial, o Governo do Amazonas integra a delegação brasileira que participa do workshop Echo-Industrial Parks (EIPs) and Innovation Knowledge Exchange. O evento é realizado até sexta-feira (12/05), na Coreia do Sul, e reúne também delegações do Haiti, Indonésia, Vietnã e integrantes do Ministério do Comércio, Indústria e Energia coreanos e da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).

O Amazonas está sendo representado pelo secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jeibi Medeiros; por Alfredo Lins, do Escritório de Representação do Amazonas em São Paulo; e Marcelo Pereira, representando a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

O objetivo do evento é proporcionar aprendizado com base na história do desenvolvimento dos Parques Ecoindustriais (EIP) na Coreia, além de compartilhar casos de sucesso como referência. Durante a atividade, foi apresentada uma visão abrangente das lições aprendidas na Coreia em relação à implementação do programa nacional de Parques Ecoindustriais, abordando leis pertinentes, instituições, tecnologias, mecanismos de financiamento e experiências.

Foto: Divulgação/Sedecti

A delegação brasileira também realizou visitas de campo para vivenciar experiências práticas e comparar casos de EIP na Coreia, promovendo a troca de conhecimentos entre as demais delegações sobre o desenvolvimento, transformação digital e ambiental das indústrias relacionadas aos Parques Ecoindustriais.

“Utilizar a experiência de vários modelos em funcionamento é uma oportunidade enorme para transformar e otimizar nosso parque industrial, tornando-o muito mais produtivo e sustentável, com aproveitamento total dos recursos hídricos e gerenciamento de resíduos, eliminando perdas nos processos”, avaliou Jeibi Medeiros.

O secretário executivo acrescentou que “esse é um dos caminhos que estamos buscando para diversificar a nossa economia, seguindo as determinações do governador Wilson Lima, que tem atuado em várias frentes para o desenvolvimento do Amazonas como um todo”, destacou.

No primeiro dia da visita, o secretário executivo da Secti realizou uma exposição abordando as peculiaridades do estado do Amazonas, tais como a sua população, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), dados referentes às importações e exportações, bem como os benefícios e obstáculos relacionados à conversão do polo industrial em Parques Ecológicos Industriais (PEI). A partir da participação do Governo do Estado neste evento, é esperado que a discussão sobre este ecossistema seja realizada na Amazônia ainda neste ano.

Com informações Sedect

Deixe uma resposta