Multidão de apaixonados pelo Caprichoso tomam as ruas de Parintins no tradicional Boi de Rua

You are currently viewing Multidão de apaixonados pelo Caprichoso tomam as ruas de Parintins no tradicional Boi de Rua
Multidão de apaixonados pelo Caprichoso tomam as ruas de Parintins no tradicional Boi de Rua 1
Foto: Jeiza Russo

Parintins (AM) –  Caixas de som, paredões elétricos e toadas diferentes a cada 15 metros, tudo em uma sincronia única. Essa foi a tônica de mais uma edição do “Boi de Rua”, que levou uma multidão de apaixonados pelo boi-bumbá Caprichoso às ruas de Parintins na noite desse sábado (24). O tradicional evento foi um dos últimos antes da apresentação na Arena e tornou algumas das principais ruas da ilha tupinambarana em um mar azul.

O evento teve início ainda no Curral Zeca Xibelão, por volta das 20h e duas horas depois começou a tomar as ruas da ilha, com uma multidão de apaixonados. A expectativa inicial da direção do bumbá era de que cerca de 40 mil pessoas no evento. Entre esse mar azul e branco, estava a senhora Maria Luiza, de 69 anos, grande parte deles dedicados ao Boi da Francesa. 

“Estou desde 2008 brincando e todo ano de Boi de Rua eu venho. É uma paixão que eu passo para a minha família, que grande parte é Caprichoso e outros do contrário, cada qual com seu gosto. O Caprichoso, para mim, é uma grande alegria porque hoje, sendo uma mulher viúva, é algo que me traz muita diversão. É muito emocionante e digo que tenho prazer de brincar com o Caprichoso. Meus filhos até me questionam, dizem ‘mamãe, a senhora não tem medo de ficar andando por ai de noite, nesses eventos’, mas eu ando acompanhada com Deus e o meu boi comigo”, comenta a torcedora.

Com ela, e demais torcedores do Caprichoso, o Boi de Rua saiu do Curral Zeca Xibelão passando pelas ruas Gomes de Castro, avenida Amazonas, rua Cordovil, avenida Nações Unidas e rua Marujada, rumo ao Anfiteatro Silas Marçal (Praça do Boi), onde ainda ocorreu um show comandado pelo levantador de toadas Patrick Araújo, o apresentador Edmundo Oran e o Amo do Boi, Prince do Caprichoso.

Multidão de apaixonados pelo Caprichoso tomam as ruas de Parintins no tradicional Boi de Rua 2
Edmundo Oran (à esq.) e Prince do Caprichoso (à dir.), além de Patrick Araújo, comandaram a festa (Foto: Jeiza Russo)

 Citando os três, foram eles que comandaram grande parte do evento, sejam cantando toadas, provocando o boi-bumbá Garantido e até mesmo pedindo mais agilidade para o seguimento do evento. Animando a multidão, Oran aproveitou a oportunidade para disparar: “Seremos campeões, porque somos os únicos que têm presidente”, enquanto que Prince focou em seu rival direto, o amo do Garantido, João Paulo Faria.

Além do trio, outro item que participou do Boi de Rua foi Marcela Marialva, porta-estandarte do Boi da Estrela, que juntamente com Valentina Cid (sinhazinha da fazenda), Marciele Albuquerque (cunhã-poranga) e Cleise Simas (rainha do folclore), animaram a multidão de torcedores, bem como a Marujada de Guerra.

Multidão de apaixonados pelo Caprichoso tomam as ruas de Parintins no tradicional Boi de Rua 3
Itens individuais como Marciele Albuquerque (cunhã-poranga), Marcela Marialva (porta-estandarte), Valentina Cid (sinhazinha da fazenda) e Cleise Simas (rainha do folclore) foram bastante procuradas pelos torcedores (Foto: Jeiza Russo)

“No Boi de Rua, o único sentimento que a gente tem é de felicidade e alegria de poder estar nesse momento com a nossa galera, sentido o calor, brincar de boi antes das três noites de festival. Já participei dessa festa tantas vezes, até mesmo quando eu era da galera, uma simples torcedora, porque sempre gostei do Boi de Rua. De todos os eventos, é um dos mais importantes, porque reúne toda essa multidão de apaixonados”, disse a porta-estandarte.

 Além de dois trios elétricos, o evento também contou com os tradicionais cavalinhos da vaqueirada, que rememoram a tradição do festival. Apesar de ter sofrido algumas mudanças, o evento segue tendo o objetivo de demarcar o território do Touro Negro dentro de Parintins.

O evento deste ano também se apresenta como o último Boi de Rua tendo Jender Lobato à frente da presidência do bumbá. Para ele, estas festas que antecedem o Festival de Parintins têm despertado uma série de emoções nele, que busca focar apenas na briga pelo bicampeonato.

“Tem sido uma emoção muito grande, todo ‘último’ alguma coisa tem despertado um misto de emoções. Estou muito satisfeito com tudo que a gente fez, e como torcedor eu fico muito feliz de poder colocar em prática tudo aquilo que eu mentalizei para o boi ao longo de vinte anos ajudando o Caprichoso. A partir de agora as emoções estão mais afloradas e até chegar o festival, vai ser pior ainda, porque estou me aposentando como dirigente do boi e passar a ser um torcedor apenas”, finalizou Jender.

Multidão de apaixonados pelo Caprichoso tomam as ruas de Parintins no tradicional Boi de Rua 4
(Foto: Jeiza Russo)

Com informações do Portal A Crítica

Deixe uma resposta