Manaus/AM – O Projeto de Lei (PL) 402/2022, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), avançou à 17ª Comissão de Esportes da Casa nesta quarta-feira (13/09). A matéria dispõe sobre a capoeira como uma manifestação cultural e esportiva.
O projeto incentiva a celebração de parcerias para o ensino da prática nos estabelecimentos de educação básica, públicos e privados.
Para o vereador, a tramitação do projeto significa um estímulo à modalidade é à valorização da cultura do País.
“Nosso projeto destaca o caráter educacional e formativo da capoeira e suas manifestações culturais e esportivas, além de permitir a celebração de parcerias para o seu ensino nos estabelecimentos de educação básica, sejam públicos ou privados”, destacou o presidente da CMM.
Caio André reforçou a importância da discussão sobre ter a capoeira no ambiente escolar e, para isso, ressalta a necessidade do fomento.
“O que visamos com esse projeto é colocar a capoeira como um importante instrumento educacional dentro das escolas municipais públicas ou privadas, e a partir disso, auxiliar na educação e na cultura. Mas nós também queremos ajudar a fomentar a prática da capoeira na cidade de Manaus, e para isso, se faz necessário aporte financeiro, emendas e estamos trabalhando em busca disso”, completou Caio André.
No dia 7 de agosto, houve uma Audiência Pública para ouvir as demandas do movimento capoeirista de Manaus, de propositura do presidente da CMM. A sessão contou com representantes do Ministério Público e da Federação Amazonense de Capoeira (FAC), o que possibilitou elencar diversos pedidos do movimento.
Com informações da Dicom CMM