
Redação – A Polícia Federal deflagra, nesta sexta-feira, 9, a “Operação Nirmata” no Estado do Amazonas. O objetivo é identificar todos os autores envolvidos na criação de difamação eleitoral do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) com uso de inteligência artificial.
Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, tendo como alvos um designer, três empresas de publicidade, sócios das empresas e dois compartilhadores do áudio manipulado.
Foram apreendidas mídias computacionais, bem como os suspeitos intimados a depor na Superintendência da Polícia Federal (PF).
Acompanham as diligências, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Entenda
Professores fizeram manifestação em frente à Prefeitura de Manaus, e um áudio foi divulgado no dia seguinte do prefeito, supostamente, insultado aos docentes.
Naquela ocasião, foi iniciada investigação, e a Polícia Federal, de imediato, conseguiu provar tecnicamente que o material que circulou não era autêntico.
E agora foi identificado o sistema usado, quem produziu o áudio, o local de produção e uma agência de publicidade responsável pela divulgação e propagação em plataformas digitais.
(*) Com informações da Polícia Federal
Com informações Agência Cenarium