Ex-prefeito de Anamã é alvo de operação por lavar dinheiro do Comando Vermelho

You are currently viewing Ex-prefeito de Anamã é alvo de operação por lavar dinheiro do Comando Vermelho
Raimundo Chico – reprodução internet

Redação – O ex-prefeito do município de Anamã, a 165 quilômetros de Manaus, Raimundo Chico, é um dos alvos da “Operação Rota do Rio“, deflagrada nesta terça-feira, 21, que investiga o envolvimento de empresas e pessoas com facções criminosas do Rio de Janeiro e do Amazonas. Um frigorífico pertencente ao ex-mandatário da cidade era usado para o esquema, informou a polícia.

Policiais civis cumprem, no Rio de Janeiro, 99 mandados de busca e apreensão contra os investigados. Os mandados estão sendo cumpridos também em Minas Gerais e no Pará.

As investigações, que contaram com o apoio do Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra), apontam que a rota utilizada para o escoamento da droga que sai do Amazonas até o Rio de Janeiro serve, em sentido contrário, para o fluxo de dinheiro do comprador atacadista para o seu fornecedor, evidenciando o grande esquema de fornecimento e pagamento das drogas.

Para escamotear a origem ilícita dos recursos oriundos da compra e venda de drogas, essa organização criminosa realiza pagamentos de forma pulverizada a diversas pessoas interpostas. Entre elas, o frigorífico pertencente ao ex-prefeito, que teve o mandato cassado por abuso de poder econômico.

Operação

Segundo a Polícia Civil, o objetivo da ação é desmantelar estruturas operacionais e financeiras do Comando Vermelho e da facção CVAM, do Amazonas. No Rio, mandados estão sendo cumpridos em favelas (Fallet e Fogueteiro) e em endereços da zona sul da cidade (Ipanema, Arpoador e Copacabana).

De acordo com as investigações, para ocultar os recursos provenientes da compra e venda de drogas, os grupos criminosos faziam pagamentos pulverizados a pessoas e empresas, como um frigorífico pertencente a um ex-prefeito amazonense.

O esquema movimentou, conforme a polícia, R$ 30 milhões. A operação é coordenada pela Polícia Civil e conta com o apoio das polícias de outros Estados.

Quem é Raimundo Chico

Raimundo Chico foi prefeito de Anamã duas vezes, uma pelo PCdoB, em 2012, e a outra pelo MDB, em 2016. No último pleito em que concorreu, teve sua candidatura cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico. Apesar de inelegível por dez anos, o ex-prefeito ainda tem um cargo de “diretor” na prefeitura de Anamã.

Reprodução Agência Cenarium

Deixe uma resposta