Pelo menos 39 mil estudantes se inscreveram para realizar as provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) neste domingo, 20. As provas ocorrem simultaneamente no interior do Estado e na capital amazonense.
O SIS é um vestibular voltado para estudantes que cursam as três séries do Ensino Médio. O primeiro dia de provas iniciou-se neste domingo e seguirá até terça-feira, 22. Em 2023, o modelo de reserva de vagas foi questionado na Justiça.
Este é o primeiro vestibular após o Supremo Tribunal Federal (STF) invalidar a lei do Amazonas que reservava 80% das vagas na UEA para estudantes que tivessem cursado o Ensino Médio integralmente em escolas do Estado.
O argumento do Supremo foi de que a lei anterior violava o princípio constitucional da igualdade. Em maio deste ano, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) criou uma nova lei que prevê que 50% das vagas serão destinadas, exclusivamente, aos candidatos do Estado do Amazonas, e os outros 50% aos candidatos de outros estados.
Em coletiva de imprensa, o diretor da Comissão Geral de Concursos (CGC), professor doutor Jonas Oliveira, afirmou que neste ano a UEA oferece 4 mil vagas entre o vestibular regular (Macro) e o SIS. São 2.600 vagas previstas para o SIS.
“A gente espera que haja uma abstenção pequena. Como aconteceu no ano passado. Ela ficou dentro da média dos outros certames“, explicou o diretor.
O gabarito do vestibular será disponibilizado no site www.uea.edu.br na quarta-feira, 24. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 6 de dezembro de 2024, assim como o edital de matrícula para os aprovados.
*Reprodução Agência Cenarium