Roberto Cidade é reconduzido à Presidência da Aleam

You are currently viewing Roberto Cidade é reconduzido à Presidência da Aleam
O deputado estadual Roberto Cidade, reconduzido à Presidência da Aleam (Reprodução/Redes Sociais)

O deputado estadual Roberto Cidade (UB) foi reconduzido à Presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) durante uma reunião especial convocada nesta quarta-feira, 30. Em chapa única na disputa, o parlamentar foi reeleito com 22 votos favoráveis e recebeu um voto contrário, do deputado estadual Daniel Almeida (Avante), irmão do prefeito reeleito de Manaus, David Almeida (Avante).

A Mesa Diretora do biênio 2025-2027 é composta por outros nove parlamentares: Adjuto Afonso (União Brasil) – 1º vice-presidente; Abdala Fraxe (Avante) – 2º vice-presidente; Joana Darc (União Brasil) – 3º vice-presidente; Alessandra Campelo (Podemos) – secretário-geral; Delegado Péricles (PL) – 2º secretário; Cabo Maciel (PL) – 3º secretário; (PL) – João Luiz (Republicanos) – 4º secretário; Sinésio Campos (PT) – corregedor; Felipe Souza (PRD) – ouvidor.

Durante o discurso, Roberto Cidade agradeceu os votos recebidos dos parlamentares e afirmou que pretende continuar com a atuação em prol da população e do Estado do Amazonas. Essa é a terceira vez que o parlamentar irá comandar a Casa Legislativa.

Coletiva de imprensa realizada após votação (Hudson Fonseca/Aleam)

“Eu venho, aqui, com o meu coração cheio de orgulho, de respeito, de admiração e de vontade de trabalhar pelo povo do Estado do Amazonas. Hoje, nós refizemos as eleições como aconteceu também em Sergipe, que o Supremo mandou fazer novamente”, destacou o presidente reconduzido.

Cidade destacou, ainda, durante pronunciamento oficial, que respeita as divergências que possui com o deputado estadual Daniel Almeida, único a votar “não” pela recondução do parlamentar ao terceiro mandato.

“Muito obrigado, também, deputado Daniel Almeida pelo voto contrário, mas também pela postura ética e por declarar a sua posição. Aqui, a gente vai seguir da mesma forma, respeitando os pares, conversando, dialogando, fazendo entregas para o povo do Estado do Amazonas”, afirmou o presidente da Casa.

Decisão do STF

A eleição para a Mesa Diretora da Aleam foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin na noite de segunda-feira, 28. A decisão monocrática obrigou a realização de uma nova eleição após o Partido Novo entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).

A sigla questionou a Emenda Constitucional nº 133/2023, que antecipou a votação para a Mesa Diretora da Casa. O contexto da decisão segue o posicionamento do STF de preservar a rotatividade nos cargos legislativos estaduais. Recentemente, em decisões análogas, os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino também suspenderam eleições das mesas diretoras das Assembleias de Sergipe e Pernambuco, respectivamente.

Em coletiva de imprensa após a votação, Cidade destacou que as ADIs também foram julgadas em outros Estados e 14 Assembleias Legislativas refizeram as eleições antecipadas. “O objeto das ADIs é pela antecipação, então, nós já fomos, nós estamos cumprindo uma decisão do STF que é refazendo a eleição e nós já refizemos. Nós fizemos a determinação da decisão do STF, nós refizemos a eleição”, ressaltou.

Veja como votaram os deputados:

Abdala Fraxe: SIM
Adjuto Afonso: SIM
Wanderley Monteiro: SIM
Débora Menezes: SIM
Rozenha: SIM
Carlinhos Bessa: SIM
Daniel Almeida: NÃO
Mário César: SIM
George Lins: SIM
Sinésio Campos: SIM
Alessandra Campelo: SIM
Comandante Dan: SIM
Joana Darc: SIM
Mayra Dias: SIM
Dr. Gomes: SIM
Cabo Maciel: SIM
Cristiano D’Ângelo: SIM
Delegado Péricles: SIM
Wilker Barreto: SIM
Thiago Abrahim: SIM
Felipe Souza: SIM

Reprodução Revista Cenarium

Deixe uma resposta