
Redação – Um médico de 32 anos, que não teve a identidade revelada, foi preso em flagrante na noite de sábado, 10, ao ser encontrado com uma adolescente de 15 anos dentro de uma pousada na Zona Leste de Manaus. À polícia, a vítima informou que o homem ofereceu R$ 200 para ter relações sexuais com ela.
A prisão ocorreu durante a Central Integrada de Fiscalização (CIF), feita de forma conjunta entre a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), com apoio de demais órgãos estaduais e municipais, na capital amazonense.

A operação da CIF, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), teve como foco hotéis, motéis, bares e similares, mais precisamente na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira. A iniciativa buscava identificar a presença de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade.
“Identificamos, hoje, várias situações de vulnerabilidade de crianças e adolescentes desacompanhadas em bares, mas identificamos claramente uma situação de exploração sexual de uma adolescente de 15 anos de idade em um hotel aqui dessa região, cujo autor foi conduzido para a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e Adolescente”, afirmou a delegada da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Juliana Tuma.
Segundo Juliana, o Conselho Tutelar também acompanhará a situação da adolescente. O médico foi autuado em flagrante pelo crime de favorecimento à prostituição de crianças e adolescentes. Após a conclusão dos procedimentos cartorários, ele será encaminhado para audiência de custódia.
Operação Caminhos Seguros
A operação Caminhos Seguros foi desencadeada no Amazonas, no último dia 30/04 e tem como objetivo prevenir e combater os crimes praticados contra crianças e adolescentes. A ação acontece em todo o Brasil coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no Amazonas ela é realizada com a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
“Essa Operação Caminhos Seguros se estenderá por todo mês de maio, com várias ações preventivas e repressivas se necessário for, como essa do dia de hoje. Temos ações não só aqui na capital, mas no interior também, com a integração de todos os atores da rede, no enfoque e no objetivo principal da proteção das nossas crianças e adolescentes”, afirmou a delegada Tuma.
Efetivo da CIF
Além da participação das Forças de Segurança, do JIJI e Conselho Tutelar, também participaram da CIF, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc); Secretaria de Assistência Social (Seas); Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP); Visa Manaus; Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc); Amazonas Energia e Procuradoria da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Fonte: Agência Cenarium