
Manaus/AM – Durante audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal nesta terça-feira, 27, o senador Omar Aziz (PSD/AM) culpou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, pelas obras paradas no País, o que atrasa projetos de desenvolvimento no Brasil. Uma das obras citadas foi a da BR-319, que continua inacabada mesmo após 40 anos da inauguração. Em resposta, a ministra afirmou que é usada para camuflar a “incompetência” de outros governos.
O debate, que se tornou um bate-boca, girou em torno do papel do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nos processos de licenciamento. O senador indicou que haveria lentidão por parte do órgão, afetando o andamento de projetos de infraestrutura.
“A senhora está atrapalhando o desenvolvimento do País, eu lhe digo isso com a maior naturalidade do mundo. A senhora atrapalha o desenvolvimento do nosso País. Tem mais de cinco mil obras paradas por causa dessa conversinha, governança, nhem nhem nhem, blá blá blá“, afirmou o senador.
Aziz ainda afirmou que os amazonenses querem ter o direito de passear na BR-319. “Eu moro na Amazônia. Eu moro lá. A gente quer, sim, a BR-319, ministra, para passear, como a senhora disse. Queremos, sim! Nós temos o direito de passear na BR-319, e não é a senhora que não vai permitir que a gente passeie na BR-319. Nós, amazonenses, queremos ter o direito de passear na BR-319. A senhora passeia na Avenida Paulista hoje, e nós queremos passear na BR-319“, disse Omar Aziz também.
A ministra reagiu às declarações, lembrando que ficou 15 anos fora do governo e obras como a da BR-319 não foram realizadas. “Por que as pessoas tão dadas às coisas concretas não fizeram a BR? Mas existe um bode expiatório que, mesmo durante 15 anos, continuou sendo o bode expiatório, para esconder a incompetência daqueles que fazem promessas e não as cumprem. Isso é concreto, é concretíssimo. Ou não é verdade que, de 2008 a 2023, tem 15 anos? Por que o Governo Bolsonaro não o fez?“, questionou Marina Silva.
A BR-319 foi inaugurada em 1976 e liga a cidade de Manaus, no Amazonas a Porto Velho, em Rondônia. Há mais de 30 anos, a rodovia possui trechos não pavimentados que causam prejuízos para quem precisa trafegar por ela.
Com informações da Agência Cenarium Amazônia