Suspeita de contaminação no Rio Javari faz MP abrir investigação no AM

No momento, você está visualizando Suspeita de contaminação no Rio Javari faz MP abrir investigação no AM
Suspeita de contaminação no Rio Javari faz MP abrir investigação no AM. — Foto: Divulgação

Redação – Em Benjamin Constant, no extremo oeste do Amazonas, a população vive dias de preocupação. A água do Rio Javari, que abastece o município, pode estar contaminada. O alerta surgiu após um aumento expressivo nos casos de doenças gastrointestinais e denúncias de descarte irregular de lixo na cidade peruana de Islândia, que fica bem na fronteira com o Brasil. O Ministério Público disse, nesta quinta-feira (29), que está investigando a situação.

A suspeita, segundo o órgão, é grave: resíduos despejados do lado peruano estariam poluindo o rio e comprometendo diretamente a saúde dos moradores de Benjamin Constant — especialmente durante a cheia, quando o contato com o rio é mais intenso.

Para entender o que está acontecendo e cobrar providências, o MP já começou a ouvir autoridades e reunir informações. A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) foi acionada para informar se a captação de água foi comprometida. A Secretaria Municipal de Saúde também precisará explicar o aumento de casos de diarreia e outras doenças relacionadas à água.

Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que já estudaram a contaminação do Javari, foram procurados para colaborar com a investigação. O MPAM também entrou em contato com a Procuradoria da República em Tabatinga, buscando saber se há alguma ação contra o despejo de lixo em Islândia.

Enquanto isso, a Defesa Civil foi acionada para relatar as medidas emergenciais que estão sendo adotadas para proteger a população.

Com informações do g1 Amazonas

Deixe uma resposta