Orgasmo feminino está relacionado à satisfação com relacionamento, diz estudo

No momento, você está visualizando Orgasmo feminino está relacionado à satisfação com relacionamento, diz estudo
Pesquisa sobre orgasmo feminino entrevistou 483 mulheres (Deon Black/Unsplash)
Pesquisa sobre orgasmo feminino entrevistou 483 mulheres (Deon Black/Unsplash)

Manaus/AM – Uma pesquisa da Universidade de Manchester entrevistou 483 mulheres na Nova Zelândia que avaliaram a satisfação com seus relacionamentos quando mantinham relações sexuais ao menos uma vez por semana. O estudo também apontou que o orgasmo feminino está relacionado ao nível de satisfação no relacionamento. Os dados foram divulgados no início deste mês.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a sexualidade e a expressão sexual são influenciados ao bem-estar físico e emocional. “Terapeutas que trabalham com mulheres para melhorar a satisfação em seus relacionamentos sexuais podem se concentrar em aumentar a frequência das relações sexuais”, disse a autora do estudo, Alexandra Janssen, da Universidade de Manchester.

Mãos segurando os lençóis da cama (Divulgação/iStock)

Ao todo, 56% das mulheres entrevistadas afirmaram estar satisfeitas sexualmente. Entre elas, 66% das esposas e namoradas relataram fazer sexo uma vez por mês, e 17%, menos do que isso. Os resultados mostraram, ainda, que a satisfação era maior entre aquelas que faziam sexo com mais frequência, tinham mais orgasmos, consideravam o sexo um aspecto importante de suas vidas e eram mais jovens.

Além disso, mulheres de 18 a 24 anos afirmaram estar satisfeitas com os aspectos sexuais de seus relacionamentos — o que pode estar relacionado ao declínio da função sexual biológica associado à idade.

Em nosso estudo, a menor frequência sexual foi associada a uma menor probabilidade de satisfação no relacionamento sexual. Mulheres que relataram fazer sexo de uma a duas vezes por mês tiveram aproximadamente três vezes menos probabilidade de se sentirem satisfeitas do que aquelas que faziam sexo duas ou mais vezes por semana”, escreveu a pesquisadora no International Journal of Sexual Health.

Metodologia

As entrevistadas se inscreveram por conta própria no questionário que continha 42 itens. A pesquisa foi aberta a pessoas com 18 anos ou mais que se identificassem como mulheres, residentes em Nova Zelândia e respondessem perguntas relevantes sobre orgasmos durante relações sexuais com parceiros, satisfação com o relacionamento e indicassem ter tido um relacionamento sexual primário (considerado um relacionamento além do sexo) nos últimos 12 meses, independentemente da orientação sexual.

O questionário teve cinco seções principais cobrindo informações sociodemográficas e de saúde como o papel do sexo na vida dos participantes, resposta sexual individual, resposta orgástica durante a masturbação e resposta orgástica durante sexo com parceiro.

O estudo tinha como objetivo investigar a saúde sexual e os problemas das mulheres para ajudar os médicos a desenvolver melhores intervenções clínicas.

A pesquisa pode ser acessada em: “A satisfação dos orgasmos femininos: a relação entre o prazer orgasmico feminino e a satisfação no relacionamento sexual em Nova Zelândia“

Com informações da Agência Cenarium

Deixe uma resposta