Emissora do Amazonas nega ligação com repórter que ofendeu paraenses

You are currently viewing Emissora do Amazonas nega ligação com repórter que ofendeu paraenses
Segundo GDC, Breendo Cazuza não faz mais parte do quadro de funcionários desde 2024 (Fotos: Reprodução/Instagram | Composição: Lucas Oliveira/Cenarium)
Segundo GDC, Breendo Cazuza não faz mais parte do quadro de funcionários desde 2024 (Fotos: Reprodução/Instagram | Composição: Lucas Oliveira/Cenarium)

Redação – O Grupo Diário de Comunicação (GDC), com sede em Manaus (AM), informou nesta terça-feira, 1°, que o repórter Breendo Davi de Souza Teixeira, conhecido como Breendo Cazuza — que repercutiu, nas redes sociais, com declarações a respeito dos paraenses —, não faz mais parte do quadro de colaboradores da empresa desde 2024. Em nota, o grupo de comunicação repudiou as falas consideradas “preconceituosas“.

No vídeo, Breendo aparece no Aeroporto de Internacional de Belém Júlio Cézar Ribeiro, na capital paraense, comparando o local aos paraenses, chamando-os de “feio” e “pobre“. Ele também afirma que a cidade é “fedorenta”, “cheirando a paraense“.

Já ‘tamo’ aqui nesse aeroporto horrendo. Gente, o Aeroporto de Belém é ridículo, parece os paraenses, feio e pobre. E a gente ta voltando pra Manaus porque a gente não aguenta mais essa cidade feia, cidade fedorenta, cheirando a paraense“, declarou o repórter em vídeo.

Nota do Grupo Diário de Comunicação (Reprodução/GDC)

Diante da repercussão negativa, o GDC repudiou as declarações à população do Pará, destacando o profundo respeito da emissora aos moradores do Estado vizinho ao Amazonas. “Rechaçamos qualquer tipo de manifestação preconceituosa, especialmente contra nossos irmãos nortistas do Pará, povo pelo qual temos profundo respeito e admiração”, afirmou o grupo, em nota.

Nas redes sociais, Breendo afirma ser repórter, produtor e apresentador, e compartilha imagens da sua rotina. Entre esses conteúdos estão registros de quando trabalhou na TV Diário, do GDC. Ainda na nota, a empresa afirmou que os registros são antigos.

As imagens associando o vídeo à TV Diário são antigas e não refletem a atual composição da emissora, tampouco os princípios que norteiam nosso trabalho. A TV Diário é comprometida com a ética, a diversidade e o combate a toda forma de discriminação. Não compactuamos com discursos de ódio e seguiremos firmes na defesa do respeito e da responsabilidade na comunicação“, completou.

Até o momento, Breendo Souza não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas restringiu os comentários nas fotos do Instagram.

Vídeo

Além de se referir aos paraenses como “feios“, “pobres” e “fedorentos“, Breendo Cazuza fez críticas à gestão estadual e municipal do Pará e Belém, respectivamente. Ele citou a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que acontece em novembro na capital.

Assim, muitas coisas legais na cidade [de Belém], a gente foi pra Salinas, que é lindo, a praia muito legal, mas, assim, governo do Estado do Pará, Prefeitura Municipal de Belém, ‘vamo’ dar uma atenção pra essa cidade, vocês vão receber a COP30, em nome de Jesus“, disse.

Tá ‘uó’, a cidade está destruída, a cidade inteira é um canteiro de obra, o aeroporto está em obra já tem cinco anos e não termina essa obra, e assim, é difícil viu. Pra depois não vim dizer que tô mentindo, que eu tô querendo ‘xoxar’ os paraenses e tal, olha esse teto aqui no aeroporto. E ainda tem gente que reclame do Eduardo Gomes [aeroporto de Manaus], ainda tem quem reclame, olha aqui, pega pra ti, isso é telhado de aeroporto? Não tem nem ar-condicionado, mana, que ta quente que só o diabo“, finalizou.

Com informações da Agência Cenarium

Deixe uma resposta