Arthur Virgílio se filia ao Republicanos e anuncia que irá disputar por uma vaga na Câmara Federal

No momento, você está visualizando Arthur Virgílio se filia ao Republicanos e anuncia que irá disputar por uma vaga na Câmara Federal
Arthur Virgílio Neto e o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (Reprodução/Instagram @marcospereira1010)

Redação – Após quase três anos sem partido, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto filiou-se ao Republicanos, nesta segunda-feira, 25, em Brasília (DF), e disse que pretende disputar uma das vagas de deputado federal. Em novembro de 2022, Arthur deixou o PSDB, sigla à qual pertenceu por 33 anos, após divergências com a direção nacional, que indicou o senador Plínio Valério para dirigir o partido no Amazonas.

A filiação ocorreu durante a tarde, no gabinete do presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), que antecedeu a sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 20 anos da legenda.

Em entrevista, Arthur disse que escolheu o Republicanos por ser uma sigla sem escândalos, em franco crescimento no País e que tem como liderança o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com futuro promissor na política nacional.

“Vi que é um partido que cresce há 20 anos e tem muita gente entrando. O partido está limpinho, sem escândalos. Cresceu, independentemente da conjuntura política e econômica”, declarou o ex-prefeito sobre os motivos de ter escolhido se filiar ao novo partido. Ele acredita que eles terão uma chapa forte para deputados federais no Amazonas, que fará a diferença na hora das composições eleitorais.

Tarcísio vem sendo apontado como nome alternativo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), que está inelegível e enfrenta uma ação penal por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes, cujo julgamento começa no próximo dia 2 de setembro, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Polarização

Arthur lembrou os papéis que já desempenhou no Congresso Nacional, seja como deputado federal, ao ser um dos líderes do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), ou como senador, quando foi líder do PSDB e das oposições no Senado, e destacou-se como ferrenho opositor nos dois governos de Lula (2003-2010).

Os embates, relembra Arthur, trouxeram muitas lições, principalmente sobre o respeito mútuo entre os adversários, que se enfrentavam nos debates em plenário, mas nunca se negavam a se reunir depois em cafés ou jantares, para conversar e entender o que cada lado estava buscando. É nesse espírito que ele pretende entrar na disputa para a Câmara Federal e tentar transformar o ambiente parlamentar, hoje contaminado pela polarização.

Republicanos no Amazonas

No Amazonas, o Republicanos já tem dois deputados federais: Silas Câmara e Adail Filho, que se mostram mais alinhados ao grupo do pré-candidato ao governo, senador Omar Aziz (PSD), e do senador Eduardo Braga (MDB), que devem compor o palanque de Lula no Estado.

Questionado sobre qual lado eleitoral ele vai concorrer nas eleições de 2026, uma vez que, no Amazonas, seus colegas de partido tendem a compor com o grupo pró-Lula, Arthur disse que essa é uma discussão que será travada mais adiante. “Eu não tenho problema com nenhum grupo, tenho uma boa relação com o Omar”, afirmou. Ele acredita, porém, na possibilidade de candidatura de Tarcísio de Freitas à Presidência.

Arthur declarou, ainda, que independentemente de eleição, ele pretende levar para o Republicanos os intelectuais, filósofos, cientistas políticos e economistas que sempre estiveram ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para ajudarem a repensar o Brasil e passar a limpo a economia.

O partido

O Republicanos é, historicamente, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. Nasceu em 2005, como Partido Municipalista Renovador (PMR), e mudou para Partido Republicano Brasileiro (PRB), em 2006, a pedido do então vice-presidente da República, José Alencar. Foi somente em 2019 que passou a se denominar Republicanos.

Atual legenda do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), o partido tem uma bancada de 45 deputados federais, quatro senadores e dois governadores. Além de Tarcísio de Freitas, Wanderley Barbosa, do Tocantins, também integra a legenda. O partido também compõe o Governo Lula com Silvio Costa no Ministério dos Portos e Aeroportos.

Fonte: Agência Cenarium

Deixe uma resposta