Amazonas lidera apreensões de drogas no Norte com mais de 38 toneladas em 2025

No momento, você está visualizando Amazonas lidera apreensões de drogas no Norte com mais de 38 toneladas em 2025
Foto: Divulgação/SSP-AM

Redação – O Amazonas registrou, entre janeiro e outubro de 2025, a apreensão de mais de 38 toneladas de drogas. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o estado lidera o ranking de apreensões na região Norte e ocupa a 6ª posição no cenário nacional.

Em junho, a Polícia Militar do Amazonas realizou a maior apreensão de drogas da história do estado. Durante uma operação da Companhia de Operações Especiais (COE), nas proximidades de Manacapuru, foram encontradas 6,5 toneladas de entorpecentes.

O avanço é resultado da ação integrada entre a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, a Polícia Militar e a Polícia Civil. As forças intensificaram operações em Manaus e no interior, com uso de inteligência, investigação e policiamento ostensivo para desarticular grupos criminosos.

“O Amazonas lidera as apreensões no Norte e está entre os estados que mais combatem o tráfico no Brasil. Isso é fruto do trabalho diário das nossas equipes em rios, estradas e áreas de mata”, afirmou o secretário de Segurança, coronel Vinícius Almeida. “Apesar da geografia desafiadora, usamos isso a nosso favor, com presença constante nas rotas do narcotráfico.”

O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, ressalta que a corporação militar apreendeu, desde o início do ano, 24,5 toneladas de entorpecentes em operações na capital amazonense e interior do estado. O número já ultrapassou o total apreendido pela PMAM durante todo o ano de 2024.

“Tivemos apreensões importantes, como as 6,5 toneladas perto de Manacapuru.”, destacou o coronel Paiva.

A Polícia Civil do Amazonas também reforçou o combate ao tráfico. Em uma das principais ações do ano, o Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) apreendeu 16 quilos de cocaína e 34 quilos de cocaína negra em uma mansão no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus.

De acordo com o delegado-geral Bruno Fraga, a Polícia Civil apreendeu cerca de 11 toneladas de drogas entre janeiro e novembro, gerando um prejuízo estimado em R$ 398 milhões ao crime organizado. A apreensão de cocaína negra, avaliada em R$ 19,5 milhões, foi um dos destaques.

“Esse tipo de droga pode valer até dez vezes mais que a cocaína comum e seria exportado para outros países”, explicou.

Boa parte das apreensões ocorreu no interior do Amazonas. A estratégia inclui o reforço das bases fluviais Arpão, Tiradentes e Paulo Pinto Nery, que atuam nos principais rios usados por traficantes, além da modernização dos equipamentos das equipes.

As equipes utilizam armas de alto calibre e lanchas blindadas, o que amplia a capacidade de atuação em áreas de difícil acesso e próximas à fronteira.

Fonte: G1 Globo

Deixe uma resposta