
Redação – A Polícia Federal prendeu Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, em São Paulo, nesta terça-feira (18). A prisão faz parte da Operação Compliance Zero, que investiga a emissão de títulos de crédito falsos por instituições do Sistema Financeiro Nacional. Para o âncora e analista de Economia da CNN Brasil, Fernando Nakagawa, o caso do Banco Master é mais grave que o do Banco Panamericano.
“Nota da Polícia Federal cita investigação de possível fabricação de carteiras de crédito, ou seja, o Banco Master estaria vendendo algo que não existe, é pior do que aconteceu com o Banco Panamericano há mais de uma década na gestão Silvio Santos. O Panamericano foi pego numa operação que acabou gerando um fim deste mesmo tipo, ele acabou sendo vendido porque juntava as operações e vendia para mais de um comprador. O que está se descortinando hoje é algo muito pior, o Banco Master aparentemente estava fabricando, inventando estas carteiras de crédito”, explica o analista.
Garantias aos investidores
Para os investidores que possuem recursos aplicados no Banco Master, existe a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que cobre valores de até R$ 250 mil por CPF. Fernando Nakagawa sugere que pessoas com investimentos no Banco Master mantenham a calma e acompanhem as informações por meio de veículos de comunicação profissionais.
Fonte: CNN Brasil
