
Redação – O primeiro Pit Stop do programa “Motociclista Legal”, foi inaugurado na manhã dessa quarta-feira, 10, na Zona Leste de Manaus. Localizado na Avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, o espaço oferece mais segurança, conforto e dignidade aos mototaxistas, motofretistas e motociclistas de aplicativos, o espaço passa a funcionar como ponto de apoio permanente para quem trabalha sobre duas rodas na cidade.
Aberto 24 horas por dia, o Pit Stop disponibiliza geladeira, micro-ondas, banheiro e outros serviços essenciais, além de atendimento direto do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) que terá equipes atuando no local com demandas de CNH e regularização de veículos das 8h às 16h.
“Esse é um espaço voltado especificamente para o profissional de motocicleta. Seja ele do aplicativo, seja ele do mototaxi, seja ele motofretista. O objetivo principal é atender esse profissional que não está no carro, no ar condicionado, às vezes precisa de um lugar, precisa de um banheiro, precisa carregar o telefone, precisa tomar uma água, precisa fazer uma refeição e não tem onde fazer isso. Então, esse é o objetivo de um espaço como esse“, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB).

Este é o primeiro de uma série de Pit Stops prevista pelo governo para ampliar a assistência e valorizar quem mantém a cidade em movimento. A iniciativa busca fortalecer as condições de trabalho desses profissionais, oferecendo apoio contínuo e mais qualidade no dia a dia.
Segundo Wilson Lima, o Governo do Amazonas já prepara novas unidades para as Zonas Norte, Sul, Oeste e Centro-Sul, além do plano de levar o modelo a municípios polo do interior, onde a atividade de mototáxi e motofrete também é altamente presente.

O Pit Stop integra uma série de iniciativas do Governo do Amazonas voltadas à valorização e segurança da categoria. Por meio do programa Motociclista Legal, mais de 19,4 mil profissionais já foram atendidos em todo o estado, sendo 4.826 em Manaus e 14.574 no interior.
O programa inclui a entrega de kits completos para atuação profissional. Para motofretistas, os kits contam com colete respirável, capacete, bag térmica, joelheira, cotoveleira e antena corta-pipa. Aos mototaxistas, são disponibilizados colete, capacete e antena corta-pipa.
Outra frente é a qualificação profissional, oferecida pela Escola Pública de Trânsito (Eptran). Entre 2021 e 2025, já foram certificados 2.470 profissionais, com cursos gratuitos de direção defensiva, mecânica básica, pilotagem defensiva e primeiros socorros.
Fonte: AGÊNCIA CENARIUM
