‘Colocou vida de todo mundo em risco’, diz sobrevivente de naufrágio no AM sobre piloto

No momento, você está visualizando ‘Colocou vida de todo mundo em risco’, diz sobrevivente de naufrágio no AM sobre piloto
Foto: Reprodução/Redes sociais

Redação – “As ondas estavam muito forte e a água começou a entrar“. Esse é o relato do professor José Antônio Sena da Silva, sobrevivente do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV, que vitimou duas pessoas e deixou outras sete desaparecidas nessa sexta-feira, 13, na região do ponto turístico Encontro das Águas, em Manaus (AM). O educador, que conseguiu salvar uma criança, relatou que a embarcação estava em alta velocidade e criticou a falta de orientação para agir em casos como esse.

À imprensa, na saída do Porto da Ceasa, um dos mais importantes terminais fluviais da cidade, na Zona Sul da capital, José contou que a força do rio fez com que a água entrasse na embarcação pela parte da frente e que o piloto da lancha, identificado como Pedro José da Silva Gomes, navegava pelo meio do rio. O professor relatou que algumas pessoas pediram para que o comandante reduzisse a velocidade, mas não foram ouvidas.

O sobrevivente afirma ainda que, ao perceberem que a água estava invadindo o transporte fluvial, a tripulação solicitou que a maioria das pessoas fosse para parte traseira da embarcação na tentativa reduzir o peso na frente da lancha. Ele não soube informar se o barco estava com excesso de passageiro, mas disse, com certeza, que todas as poltronas estavam ocupadas.

“A gente ia na embarcação e o banzeiro estava muito forte, as ondas estavam muito fortes e a água começou a entrar porque a lancha ia com uma certa velocidade. Ele estava em alta velocidade e andando bem no meio do rio, o rio estava muito violento, as ondas estavam muito altas e colocando a vida de todo mundo em risco, até a deles também, quando poderia ir pela beira do rio ou alguma coisa assim“, disse.

Foto: Reprodução/Internet

José detalhou ainda que os passageiros saíram da lancha pela lateral e pela parte traseira. Meia hora depois do naufrágio, o barco identificado como São Bartolomeu chegou para prestar socorro. O professor também criticou a falta de orientação da tripulação para com os passageiros, reforçando que em momentos como esse as pessoas não sabiam como agir e nem por onde sair.

“E pior, não tem nenhuma orientação para que a gente pudesse, no momento de desespero, conseguir tomar a medida correta para que a gente pudesse, de certa forma, tentar salvar a vida da gente. As pessoas saíram pela janela e outras saíram por trás porque não dava pra sair pela frente, a água estava entrando pela frente“, relatou.

Revolta


Romualdo Filho, pai do bebê recém-nascido prematuro de apenas cinco dias resgatado em um cooler, acompanhou a apresentação do piloto da lancha no 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), na Zona Sul da capital amazonense. Na saída do local, relatou a revolta com o ocorrido.

Romualdo declarou que o pai dele, que também se chama Romualdo fez aniversário de 80 anos no último sábado, 7, é um dos desaparecidos. Abalado, ele pediu por Justiça e disse desejar que a lei seja rigorosa. “Quanto vale duas, três vidas? E o trauma para a vida inteira deles? Será que vai ter outras? Vão esperar acontecer outras tragédias?“, disse.

Preso


O piloto da embarcação envolvida no naufrágio, Pedro José da Silva Gomes, foi preso em flagrante por homicídio culposo e liberado após pagar fiança, segundo informou a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). De acordo com a corporação, as investigações seguem em andamento.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Vítimas


Uma criança de três anos identificada como Samila de Souza Oliveira e a estudante de Odontologia Lara Bianca Bezerra Lopes foram as duas vítimas fatais registradas no naufrágio da lancha Lima de Abreu. Outras sete pessoas estão desaparecidas e 71 pessoas que estavam na embarcação foram resgatadas, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Até a tarde deste sábado, 14, não há informações sobre a localização das vítimas desaparecidas.

Fonte: AGÊNCIA CENARIUM

Deixe uma resposta