Com a participação das tradicionais pastorinhas, o Boi-Bumbá Garantido comemorou Dia de Reis, 06 de Janeiro, fazendo o anúncio das toadas que compõem o CD 2019 “Nós, o povo”, com grande sucesso. A apresentação iniciou com o hasteamento do pavilhão vermelho e branco reuniu sócios e torcedores na Cidade Garantido em uma festa que celebra a busca pelo 32° título do Festival Folclórico de Parintins.
São 23 toadas compostas por 29 poetas da Baixa do São José. As obras musicais tem como base de inspiração o tema de 2019 “Nós, o povo”. Após um longo processo de audição e seleção, o coordenador da comissão de escolha das toadas, Alder Oliveira, afirma que o repertório musical deste ano é uma das melhores produções do bumbá.
O CD 2019 tem uma forte assinatura de talentosos compositores como os Bayas (Marcos Moura, João Kennedy e Enéas Dias), que emplacaram sete toadas. Adriano Aguiar, uma referência de toada em Parintins estréia no vermelho com sete obras. O CD também conta com poesias musicais de Demétrius Haidos e Geandro Pantoja, que há anos fazem composições para o boi da Baixa do São José.
Marcos Moura desta a importância do compositor. “Nós os Baiá buscamos valorizar os elementos mais significativos da nossa identidade e buscar conexão dessa identidade com a arte”
Definidas as toadas, o bumbá realiza agora a pré-produção do CD, em seguida, entra em estúdio num processo de gravação que deve durar um mês.
O presidente do Garantido, Fábio Cardoso, informa que a festa de lançamento deve acontecer no fim do mês de março. “Eu tenho certeza que o CD de 2019 vai ser um dos melhores da história do Garantido. Nossos compositores estão de parabéns”, enalteceu. A festa encerrou ao som das toadas vermelhas da Baixa do São José.
*Informações da Assessoria