Atletas apoiados pelo Governo do Amazonas participarão de seletiva nacional de luta olímpica

You are currently viewing Atletas apoiados pelo Governo do Amazonas participarão de seletiva nacional de luta olímpica
Fotos: Mauro Neto / Sejel

 

Atletas apoiados pelo Governo do Amazonas participarão de seletiva nacional de luta olímpica 1
Fotos: Mauro Neto / Sejel

 

O Amazonas vai ter quatro representantes no Trials Nacional de Luta Olímpica, que será realizado nos dias 18 e 19 de janeiro, no Rio de Janeiro (RJ). A competição é classificatória para o pré Pan-Americano da modalidade. Os selecionados para competição são Tasso Alves (até 74 kg), Matheus Frota (até 74 kg), Rita Reis (até 50 kg) e Brenda Ariane (até 59kg).

Os amazonenses treinam com o apoio do Governo do Amazonas, no Centro de Alto Rendimento da Região Norte (Ctara), dentro da Vila Olímpica de Manaus. “A luta olímpica está entre os nossos melhores desempenhos, e nós temos a obrigação de apoiar e incentivar esses atletas que todos os dias vem de longe treinar. Entendemos que essas competições são a grande oportunidade para colocar em prática os treinamentos diários e todos os investimentos que o Governo do Amazonas faz”.”, disse o titular da Secretaria de Juventude Esportes e Lazer (Sejel), Caio André.

De acordo com o presidente da Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva (Falle) e treinador do Ctara, Waldeci Silva, essas seletivas e competições são muito importantes porque aproximam cada vez mais os atletas dos grandes eventos esportivos da modalidade.

A luta olímpica é uma modalidade que por fazer parte dos jogos olímpicos é extremamente difícil e disputada por milhares de atletas. A preparação é intensa, sem interrupção, nem mesmo para as festas de fim de ano. Na década de 2000, o Amazonas passou a figurar entre as potências no esporte nas competições nacionais. Entre os atletas que alavancaram a modalidade está o técnico amazonense Waldeci Silva, que acredita no potencial dos atletas que irão disputar essa competição.

“Esses quatros são nossos lutadores, e estamos apostando em excelentes resultados no Trials, para depois irmos fortes para o classificatório do Pan. Se Deus quiser, conseguiremos vagas tanto para a Seleção Brasileira quanto para o Pan classificatório”, enfatizou o técnico.

Quanto à Seleção Brasileira, as vagas são conquistadas. Os atletas precisam vencer o Campeonato Brasileiro, em maio, para então disputarem a convocação e terem chance de irem aos os jogos Pan-americanos de Lima, no Peru. “Precisam ganhar para não irem para a melhor de três com o campeão brasileiro de 2019″, comentou Waldeci sobre o sistema classificatório.

Destaque – Atleta de ponta e grande nome da luta olímpica no Amazonas, o capitão da Polícia Militar Tasso Alves iniciou no judô, passou pelo jiu-jitsu e migrou para a luta olímpica em 2005. É um dos convocados para integrar a equipe que irá em busca de vagas para o Pan classificatório. Ele, que já carrega vários títulos na modalidade e tem passagem pela Seleção, espera manter a trajetória de sucesso no esporte.

“Primeiramente, preciso agradecer à Policia Militar do Estado do Amazonas, que me permite treinar e participar dos treinos e das competições. Meu objetivo é fazer parte da Seleção Brasileira e participar dos Jogos Pan-americanos em Lima. Vou fazer o que estiver ao meu alcance para trazer essa vitória para o Amazonas, para a minha família e para os meus amigos”, destacou Tasso.

Artes marciais – Faixa preta de judô, a atleta Rita Reis, de 23 anos, migrou para a luta olímpica em 2015 e se apaixonou pelo esporte. Com apenas um ano na modalidade, ela já está entre as melhores do Amazonas em sua categoria (até 50 kg). Ela diz que a felicidade em ter sido escolhida para representar o Estado é enorme.

“Fico extremamente feliz por poder mostrar tudo o que aprendi e agora vou em busca dos melhores resultados para dar orgulho a quem depositou sua confiança em meu talento e no meu trabalho”, finalizou.

*Informações da Assessoria – Sejel

Deixe uma resposta