Chuva provoca vários estragos em Manaus 36 ocorrências foram registradas

You are currently viewing Chuva provoca vários estragos em Manaus 36 ocorrências foram registradas

 

 

A forte chuva desta quarta-feira provocou vários estragos em Manaus. A Central de emergência 199, da Defesa Civil do município, registrou no início da tarde 36 ocorrências entre alagamentos, deslizamentos de terra, desabamento de casas e tombamento de árvores.

“Estamos com equipes nas ruas desde 11h da manhã. Trabalhamos sempre em parceria com as secretarias de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e a de Infraestrutura (Seminf), mas hoje também acionamos a de Limpeza Urbana (Semulsp) por conta de tombamento de árvores. Então, alertamos os moradores, principalmente de áreas de risco, a ficarem em alerta e entrarem em contato com nossa Central”, disse a diretora de Operações da Defesa Civil, Bibiane Araújo.

Equipes do órgão e de outras secretarias da Prefeitura de Manaus prestaram atendimentos às ocorrências e registraram novos chamados. As zonas Norte e Leste foram as mais afetadas, onde há áreas de risco e onde também há apoio dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).

Conforme dados dos Pluviômetros Automáticos da Defesa Civil instalados pela cidade, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a média de chuva para Manaus até o momento é de 74 mm. As zonas Centro-Oeste e Oeste foram as mais atingidas, com 56 mm e 48,2 mm, respectivamente.

Prefeitura libera faixas exclusivas após forte chuva

As faixas exclusivas para circulação de ônibus e veículos prioritários das avenidas Torquato Tapajós e Constantino Nery, onde há registros de alagamentos, foram liberadas a todos os veículos para garantir melhor fluidez ao trânsito. A medida foi anunciada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), que está com agentes em pontos estratégicos.

Passarela na Avenida Torquato Tapajós desaba com o temporal Veja as imagens:

 

Fotos: Nathalie Brasil / Semcom

Deixe uma resposta