Governo do AM amplia recursos da saúde para municípios em projeto do FTI

You are currently viewing Governo do AM amplia recursos da saúde para municípios em projeto do FTI
Foto:Divulgação

O governador Wilson Lima autorizou nesta quarta-feira (27) o ajuste no Projeto de Lei (PL) que destina parcela do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para a área da saúde, conforme acordo fechado nesta terça-feira (26/02) com prefeitos do interior e deputados estaduais

Durante uma reunião realizada na sede do Governo, no bairro Compensa II, zona oeste de Manaus, ficou acordado que subirá de 15% para 20% o percentual destinado aos municípios do montante de cerca de R$ 350 milhões do FTI realocados para despesas da saúde.

A proposta inicial previa que o percentual seria destinado somente aos municípios com gestão plena da saúde. Agora a proposta contempla todos os 61 municípios do interior.

Participaram da reunião o presidente da Associação Amazonense dos Municípios e prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, o prefeito de Envira, Ivon Rates, o prefeito de Nova Olinda do Norte, Adenilson Reis, e o prefeito de Maués, Junior Leite, além do presidente e da vice-presidente da Aleam, Josu6e Neto e Alessandra Campelo, os deputados Ricardo Nicolau e Carlos Bessa e as deputadas Joana Darc e Mayara Pinheiro.

“Eu deixei bem claro para os prefeitos, que nenhum município será prejudicado. Nós fizemos um um ajuste na mensagem encaminhada ao legislativo e, ao invés de 15% os investimentos no interior serão de 20%. E todos vão receber parte dos recursos, de acordo com a população de cada um”, ressaltou o governador.

Governo do AM amplia recursos da saúde para municípios em projeto do FTI 1
Foto:Divulgação

 

Conforme o projeto aprovado pelos deputados, os municípios terão ainda os 60% que não serão remanejados do FTI, que o governo define como serão gastos. No novo texto, o Executivo se compromete ainda em prestar contas à ALE-AM de como aplicará o recurso. Isso ocorrerá a cada dois meses, por meio da apresentação de um relatório analítico.

 

Deixe uma resposta