O governador Wilson Lima autorizou nesta quarta-feira (27) o ajuste no Projeto de Lei (PL) que destina parcela do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para a área da saúde, conforme acordo fechado nesta terça-feira (26/02) com prefeitos do interior e deputados estaduais
Durante uma reunião realizada na sede do Governo, no bairro Compensa II, zona oeste de Manaus, ficou acordado que subirá de 15% para 20% o percentual destinado aos municípios do montante de cerca de R$ 350 milhões do FTI realocados para despesas da saúde.
A proposta inicial previa que o percentual seria destinado somente aos municípios com gestão plena da saúde. Agora a proposta contempla todos os 61 municípios do interior.
Participaram da reunião o presidente da Associação Amazonense dos Municípios e prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, o prefeito de Envira, Ivon Rates, o prefeito de Nova Olinda do Norte, Adenilson Reis, e o prefeito de Maués, Junior Leite, além do presidente e da vice-presidente da Aleam, Josu6e Neto e Alessandra Campelo, os deputados Ricardo Nicolau e Carlos Bessa e as deputadas Joana Darc e Mayara Pinheiro.
“Eu deixei bem claro para os prefeitos, que nenhum município será prejudicado. Nós fizemos um um ajuste na mensagem encaminhada ao legislativo e, ao invés de 15% os investimentos no interior serão de 20%. E todos vão receber parte dos recursos, de acordo com a população de cada um”, ressaltou o governador.
Conforme o projeto aprovado pelos deputados, os municípios terão ainda os 60% que não serão remanejados do FTI, que o governo define como serão gastos. No novo texto, o Executivo se compromete ainda em prestar contas à ALE-AM de como aplicará o recurso. Isso ocorrerá a cada dois meses, por meio da apresentação de um relatório analítico.