O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou na quarta-feira (20) a venda da Amazonas Distribuidora de Energia para o consórcio Oliveira Energia Atem. A Amazonas Energia era uma das distribuidoras da Eletrobras e foi privatizada no ano passado. O consórcio Oliveira Energia foi o único a apresentar proposta pela distribuidora.
O consórcio também venceu a disputa pela distribuidora que atende ao estado de Roraima.
Voto do relator
Ao analisar o caso, o relator, Mauricio Oscar Bandeira Maia, disse que a principal preocupação tinha relação com uma suposta possibilidade de integração entre as atividades de locação de equipamentos de geração de energia elétrica e de distribuição de energia em sistemas isolados. O relator, no entanto, não entendeu que o argumento era suficiente para barrar a operação.
Destacou, ainda, que há “rígido arcabouço regulatório” no mercado por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Ministério de Minas e Energia.
O consórcio
A Oliveira Energia tem como atividade a locação de geradores para produção de energia termoelétrica e a instalação de subestações.
A Atem atua no ramo de comércio e fornecimento e distribuição de combustíveis na região Norte.
*Com informações da assessoria