O forte temporal que tomou conta de Manaus na manhã desta sexta-feira( 29) deixou várias avenidas da capital alagadas. Na avenida Mário Ypiranga (antiga Recife) o nível da água que se acumulou na pista chegou a cobrir as calçadas e gerou lentidão no tráfego de veículos. Outras importantes vias também ficaram debaixo d’água.
Até a mais recente atualização da Defesa Civil de Manaus, foram seis ocorrências registradas na cidade – de diferentes naturezas.

O temporal iniciou às 5h da manhã. Até as 10h, foram registrados 39,2 mm no pluviomêtro. A Zona Oeste foi a mais atingida com 76 milímetros de chuva que atingiu principalmente os bairros Redenção, Lírio do Vale e proximidades. Já nas regiões Sul e Centro-Sul de Manaus foi registrado 75 milímetros de chuva, nos bairros São Francisco, Adrianópolis e os demais da região.
O trânsito ficou lento na avenida Mário Ypiranga Próximo a sede da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, no bairro Parque Dez de Novembro. No sentido bairro centro, uma faixa da via foi tomada pela água que se acumulou e subiu cerca de 1 metro sobre a calçada.
Na avenida Ephigênio Sales, próximo a sede do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, os motoristas também tiveram que reduzir a velocidade para poder trafegar. A água se acumulou na pista e a visibilidade ficou prejudicada.

Houve alagação também em ruas do bairro Nossa Senhora das Graças e na avenida Maceió, em frente a sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Uma grande quantidade de água tomou a avenida das Flores , na Zona Norte de Manaus.
Ocorrências
A defesa civil registrou seis ocorrências ao longo da manhã. O primeiro foi um deslizamento de barranco no conjunto Francisca Mendes, no bairro Cidade Nova Zona Norte.
O órgão registrou ainda dois riscos de desabamento. Primeiro de uma casa no bairro Compensa Zona Oeste de Manaus e de uma árvore na rua das Magnólias, no Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.

Também houve alagação na rua Paraíso, no bairro São Jorge Zona Oeste de Manaus. A água também ficou acumulada na rua Centauro, no bairro Santo Agostinho também na Zona Oeste e na rua Isabel, no Centro de Manaus.
*Com informações da assessoria
