Vice-Presidente Mourão diz que a Zona Franca é prioridade no governo

You are currently viewing Vice-Presidente Mourão diz que a Zona Franca é prioridade no governo
Brazilian Vice President Hamilton Mourao gestures during an exclusive interview with AFP in his office in the annex of the Planalto Palace in Brasilia,Brazil on February 21, 2019. - Brazilian Vice President Hamilton Mourao on Thursday dismissed US threats of military intervention in Venezuela as "premature" and said it "wouldn't make sense." (Photo by Sergio LIMA / AFP)

 

O vice presidente da república, Hamilton Mourão, disse em pronunciamento nesta sexta-feira (29) à imprensa que a Zona Franca de Manaus é algo prioritário no governo, “melhorando o que já existe”. Mourão esteve reunido na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) onde se reuniu para mais de 400 pessoas, a maioria empresários.

O vice-presidente também deu garantia de que o governo vai asfaltar a BR-319 (Manaus-Porto Velho), uma antiga reivindicação do empresariado local, e disse que é preciso colocar valor agregado dentro da região, adiantando um dos temas que abordaria em seguida na palestra ‘A Importância Estratégica da Amazônia Para o Brasil’.

O gaúcho Hamilton Mourão é filho de amazonense e serviu na região como comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros a noroeste de Manaus). Ele disse que aceitou com prazer o convite da Fieam para participar do evento e poder retornar ao Estado onde estão suas raízes paternas.

“A Amazônia é uma área prioritária no pensamento do nosso governo. Nós temos uma série de problemas para os quais temos que buscar as soluções, problemas ligados a energia, a logística, à melhoria das condições sociais da população que reside na Amazônia e, em particular, no nosso Estado do Amazonas”, disse Hamilton Mourão.

Vice-Presidente Mourão diz que a Zona Franca é prioridade no governo 1
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Foto: Divulgação)

Sistema

Em defesa da reforma da Previdência, em tramitação no Congresso, disse que é preciso ficar claro “que o sistema que temos hoje não consegue ficar de pé”. “Ele vira uma pirâmide financeira onde aqueles mais velhos, como eu, irão receber (aposentadoria) e os mais jovens vão ter que trabalhar até o último dia da vida (para receber a aposentadoria)”.

De acordo com Mourão, o País tem hoje um contrato social que não cabe mais no orçamento. Então, disse ele, “nós temos que renegociar este contrato”. “Além disso, temos que tratar da questão da segurança pública que afeta a todos. Daí o pacote que já foi colocado no Congresso pelo ministro Sérgio Moro, e que já é objeto de discussão, onde entra a questão da legislação penal, do sistema prisional, da capacidade tecnológica do nosso aparato policial, e obviamente, do investimento na área social.

Reforma

Ainda no pronunciamento, o vice-presidente defendeu a reforma tributária como questão prioritária e “importantíssima”. “Temos que reorganizar o sistema que é caótico, é complexo, de modo que todo mundo pague o que tem que ser pago e, a partir daí, a população entenda o que está pagando e tenha condições de usufruir aquilo que o governo vai retribuir com base nessa arrecadação”.

Para Hamilton Mourão, foi para conversar com “as forças vivas do Amazonas” e de outros Estados da região, que ele aceitou o convite da Fieam, e discutir essas reformas que são prioritárias para o futuro do País, além de debater sobre as questões que afetam diretamente os empreendedores locais, como o futuro da Zona Franca de Manaus.

O evento, encerrado com a entrega da medalha Grandes Amazônidas E feita pelo presidente e pelo vice-presidente da Associação PanAmazônia, respectivamente, Fernando Gomes Júnior e Jonathan Benchimol, contou com a presença do governador do Amazonas em exercício, Carlos Almeida; do prefeito de Manaus, Arthur Neto; do superintendente da Suframa, Alfredo MenezeS e do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Yedo Simões, entre outras autoridades.

*Com informações da assessoria

Deixe uma resposta