Professores da rede estadual do Amazonas entram em greve nesta segunda (15)

You are currently viewing Professores da rede estadual do Amazonas entram em greve nesta segunda (15)

 

Os professores da rede estadual de ensino do Amazonas entraram em greve nesta segunda-feira (15). A categoria se concentra nas ruas do Centro de Manaus durante esta manhã oficializando a paralisação, após não entrar em acordo com o Governo do Amazonas sobre reajuste da data-base.

Ainda não há um número oficial de escolas paralisadas, mas o sindicato garante que algumas já estariam sem funcionar. A greve foi considerada ilegal pelo TJ-AM, que proibiu a paralisação, por considerar um serviço essencial à sociedade.

O objetivo dos professores é aprovar junto a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) um reajuste de 15%, mas o governo diz não ser possível dar uma reajuste maior que 3,93%. Wilson Lima afirmou na semana passada, na comemoração de 100 dias de governo, que se liberar qualquer percentual a mais, poderá responder à Justiça por infringir a lei de responsabilidade fiscal, por já ter ultrapassado o teto de gastos com pessoal.

O Tribunal de Justiça do Amazonas considerou, por meio de decisão do desembargador Elci Simões de Oliveira, a greve ilegal, na semana passada, mas o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Amazonas (Sinteam) disse, nesta segunda-feira,  que a categoria ainda não havia sido informada oficialmente da decisão do TJ-AM.

A Seduc informou que tomou conhecimento da greve e está monitorando se há escolas paralisadas e prepara um posicionamento sobre o assunto.

Paulo Henrique Caminha

Deixe uma resposta