Guedes diz que não mexe na Zona Franca, mas nega vantagens. Parlamentares do AM criticam.

You are currently viewing Guedes diz que não mexe na Zona Franca, mas nega vantagens. Parlamentares do AM criticam.

 

O ministro da Economia Paulo Guedes participou de uma entrevista à Globo News, na noite de quarta-feira (17), e disse que não pretende “mexer” com a Zona Franca de Manaus (ZFM), por se tratar de um modelo garantido na constituição, mas afirmou que pode privilegiar outros estados do Brasil zerando os impostos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A medida, caso aplicada, tiraria a competitividade do modelo.

“Não vou mexer com a Zona Franca, está na constituição. Agora, se todos os impostos caíssem para zero? Eu não mexi na Zona Franca de Manaus. […] Eu não economizei 25 bilhões, eu simplifiquei. Quer dizer agora que o Brasil não pode ficar mais eficiente? […] Então quer dizer que eu tenho que deixar o Brasil bem ferrado, bem desarrumado, porque, senão, não tem vantagens para Manaus?”, disse o ministro.

A declaração foi dada ao tratar sobre a proposta de criação de um Imposto sobre o Valor Agregado (IVA). Segundo Guedes, ele pretende sim fundir impostos, mas o caso ainda está sendo estudado por se tratar de bases diferentes. “Acabei com o IPI, abandonei aquela base de tributação, fui para outra, coloca uma alíquota e abençoa aquilo”, exemplificou.

Críticas das bancadas no AM

As declarações do “braço direito” de Bolsonaro geraram duras críticas por parte da bancada estadual e federal do AM.  Procurado pela reportagem, o deputado estadual e economista Serafim Corrêa (PSB) lamentou as declarações dadas pelo ministro da Economia a respeito do modelo Zona Franca.

“Algum simpatizante do Bolsonaro que acreditava que ele iria proteger a Zona Franca, não pode ter mais essa dúvida. Se o Governo reduzir o IPI, ele estará dizendo para as outras empresas, que estão em Manaus, saírem daqui”, explicou.

Serafim na tribuna critica Guedes. Foto: Divulgação/Alam

 

Em entrevista à Rádio Tiradentes, o senador Omar Aziz (PSD) afirmou que “o ministro Paulo Guedes precisa falar menos e trabalhar mais”. “Quem não conhece nossa região não sabe o valor agregado que temos. A Amazônia é importante para todo o mundo”. disse.

Omar criticou a fala de Paulo Guedes: Foto – Divulgação

 

Ainda sobre a fala de Guedes, o senador afirmou que o ministro foi irresponsável, que compromete o investimento de empresas na região amazônica e que o governo não terá vida fácil na Comissão de Assuntos Econômicas, presidida por ele, em relação a questões econômicas que possam prejudicar a Zona Franca de Manaus.

A política tributária vigente na Zona Franca de Manaus é diferenciada do restante do país, oferecendo benefícios locacionais, objetivando minimizar os custos geográficos amazônicos.

Paulo Henrique Caminha

Deixe uma resposta