Festival Amazonas de Ópera inicia nesta sexta (26) no Teatro Amazonas

You are currently viewing Festival Amazonas de Ópera inicia nesta sexta (26) no Teatro Amazonas

O Amazonas se transforma na capital da ópera, a partir desta sexta-feira (26), oferecendo uma intensa programação com apresentações de artistas locais, nacionais e internacionais. O 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO) abre com a apresentação de ‘Ernani’, de Giuseppe Verdi, no Teatro Amazonas, às 20h. Dentre as produções incluídas na agenda lírica, que segue até 30 de maio, está o destaque da estreia, no Brasil, de ‘Maria Stuarda’, de Gaetano Donizetti.

Os ingressos para o FAO 2019 já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e no site Bilheteria Digital, com valores que vão de R$ 2,50 a R$ 60. Neste ano, o festival será transmitido ao vivo pela TV Cultura local. Algumas óperas serão gravadas pela emissora para exibição nacional.

Na programação também é destaque a realização do encontro ‘Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina’, com a presença do secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Medeiros Pires, e assinatura de documento que reconhece a importância da Ópera Latinoamérica (OLA). Trata-se de um pacto entre o Ministério da Cidadania e o organismo, para que o mercado de ópera no Brasil seja olhado de maneira objetiva e profissional, considerando seu impacto econômico, cultural e social.

Este ano, o festival celebra o centenário do maestro e compositor amazonense Claudio Santoro. Em sua homenagem, durante o evento, será apresentada a ópera ‘Alma’ e, também, um recital com canções compostas por ele.

Festival Amazonas de Ópera inicia nesta sexta (26) no Teatro Amazonas 1
O festival começa, nesta sexta-feira (26), com programação nos teatros Amazonas e da Instalação (Foto: Michael Dantas/SEC)

 

Programação

Em 2019, o FAO conta com programação nos teatros Amazonas e da Instalação, nos centros culturais Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça, em shoppings, hospitais e escolas de Manaus, além de chegar ao interior. A programação inclui apresentações, no Teatro Amazonas, das óperas ‘Ernani’, ‘Maria Stuarda’, ‘Tosca’, ‘Mater Dolorosa’ e ‘Alma’.

O festival também oferece o projeto ‘Ópera Mirim’, com apresentação de ‘L’enfant et les Sortilèges’ (‘O Menino e os Sortilégios’), de Maurice Ravel, feita com marionetes pelos artistas do Pequeno Teatro do Mundo. Trata-se de uma metáfora sobre a infância e o amadurecimento, contada por meio da história de um menino, que, com a ajuda de objetos encantados, encontra uma forma de viver mais generosa. As apresentações serão na Casa Vhida, os hospitais infantis Dr. Fajardo e Joãozinho, Ceti Zilda Arns, Teatro Amazonas (hall) e nos municípios Santa Isabel do Rio Negro e Benjamin Constant.

Fazem parte da programação ainda o Concerto do Dia das Mães, no Teatro da Instalação; e o projeto ‘Mulheres da Ópera’, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Shopping Ponta Negra, nas Fundações Bradesco, Cecon e Dr. Thomas. Também será realizado o ‘Recital Bradesco’, dia 27 de maio, no Teatro da Instalação, com repertório composto por ‘Canções de Claudio Santoro’, executadas pela Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA).

Programação FAO 2019

‘Ernani’ (ópera em concerto)

Sexta-feira (26) – 20h – Teatro Amazonas

Domingo (28) – 19h – Teatro Amazonas

‘Maria Stuarda’

05/5 – 19h – Teatro Amazonas

10/5 – 20h – Teatro Amazonas

12/5 – 19h – Teatro Amazonas

‘Tosca’

11/5 – 20h – Teatro Amazonas

17/5 – 20h – Teatro Amazonas

19/5 – 19h – Teatro Amazonas

‘Mater Dolorosa’

25/5 – 20h – Teatro Amazonas

29/5 – 20h – Teatro Amazonas

‘Alma’

26/5 – 19h – Teatro Amazonas

28/5 – 20h – Teatro Amazonas

30/5 – 20h – Teatro Amazonas

Ópera Mirim: ‘L’enfant et les Sortilèges’

Sábado (27) – 10h – Casa Vhida

Segunda-feira (29) – 10h – Hospital Infantil Dr. Fajardo

04/5 – 16h – Pronto Socorro da Criança Joãozinho

17/5 – 18h – Santa Isabel do Rio Negro

18/5 – 18h – Benjamin Constant

29/5 – 16h – Ceti Zilda Arns (Avenida Principal, s/nº, comunidade Jesus Me Deu)

Dias 5, 12 e 26/5 – 11h – Hall do Teatro Amazonas

Concerto do Dia das Mães

12/5 – 11h – Teatro da Instalação

‘Mulheres da Ópera’

17/5 – 16h – Centro Cultural Palácio Rio Negro

18/5 – 19h – Shopping Ponta Negra

22/5 – 9h30 e 15h30 – Fundação Bradesco

25/5 – 10h – Fundação Cecon

27/5 – 10h – Fundação Doutor Thomas

Recital Bradesco: ‘Canções de Claudio Santoro’

27/5 – 20h – Teatro da Instalação

‘Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina’

26/5 – das 9h às 13h – Centro Cultural Palácio da Justiça

Com informações da assessoria

Deixe uma resposta