Defensoria lança edital para selecionar Estagiários com transtorno de espectro autista

You are currently viewing Defensoria lança edital para selecionar Estagiários com transtorno de espectro autista

Defensoria lança edital para selecionar Estagiários com transtorno de espectro autista 3

Cinco vagas, sendo uma para nível superior e quatro para nível médio são oferecidas. Inscrições começam dia 20 deste mês

O edital para realização de um processo seletivo pioneiro no Brasil destinado a preencher cinco vagas para estágio destinadas às pessoas com transtorno de espectro autista foi publicado ontem quinta-feira, 9, pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

O Edital de Nº 014/2019, assinado pelo defensor público geral, Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa e pela coordenadora de Projetos Especiais da DPE-AM, defensora pública Flávia Lopes Oliveira, estabelece quatro dessas vagas para pessoas do nível médio e uma para nível superior.

Inspirado em um processo semelhante feito na Defensoria Pública da Bahia, o projeto da DPE-AM, no entanto, é inédito no Brasil por criar uma equipe multiprofissional destinada a selecionar os candidatos a estágio. E de acordo com o defensor geral, o edital demorou um pouco a ser concluído por ter recebido contribuições de profissionais da área jurídica, além de pessoas especialistas na área, que foram incorporadas ao texto final.

INSCRIÇÕES
As inscrições serão gratuitas e devem ser feitas no período de 20/05/2019 a 03/06/2019, na sede da Escola Superior da Defensoria Pública do Amazonas (Esudpam), na Rua 24 de Maio, nº 321, Centro, no horário de 8h às 13h. O candidato precisa apresentar um documento original com foto e curriculum vitae.

Poderão concorrer às vagas de estágio os estudantes com deficiência (transtorno do espectro autista) que estiverem cursando a partir do 2º ano de qualquer curso superior ou de qualquer ano do ensino médio. “Essa é uma forma de inclusão dessas pessoas”, explicou.

O candidato selecionado de ensino superior terá bolsa no valor de R$ 946, 20 e do ensino médio, no valor de R$ 499,98. A seleção será feita por uma equipe multiprofissional formada por uma pedagoga, uma psicóloga e uma assistente social, explicou a defensora Flávia Lopes.

Coordenadora do projeto “Nosso Coração também é azul”, da DPE-AM, a defensora já requereu ao defensor geral Rafael Barbosa as adaptações dos prédios do órgão às normas de acessibilidade e prioridade de atendimento referentes às pessoas com transtorno de espectro autista, segundo o Decreto Nº 4300/2019, que regulamentou a Lei Nº 2.296/2018, bem como das leis federais Nº 10.048/00 e 12.764/12.

A seleção terá as etapas de pré-seleção e análise de curriculum e deverá ser contabilizado o tempo de experiência e compatibilidade com as atividades da Defensoria Pública. A equipe multiprofissional fará tanto o trabalho de selecionar os estagiários, como de sensibilizar os servidores da DPE para receber os estagiários. “A Defensoria já está se adequando para receber os estagiários com espectro autista, por isso vem mantendo estreita parceria com os profissionais que atuam nessa área”, finalizou Rafael Barbosa.

O edital pode ser acessado no site da Defensoria Pública, www.defensoria.am.def.br .

Deixe uma resposta